AVISOS NÃO FALTAM
Numa entrevista publicada ontem, dia 19, no El Pais, Paul Volcker (ex-presidente da reserva federal dos EUA)é bem claro sobre o actual momento económico vivido nos EUA.
Para ele "esta situação económica e financeira não pode durar", ou "À superfície tudo parece estar bem.Mas se procuramos um pouco, os desiquilibrios que se acumulam são tremendos" ou ainda "Estamos consumindo e investindo como loucos.6% mais do que aquilo que produzimos" e para terminar "Somos como os patinadores sobre gelo.Só que o gelo é cada vez mais fino".
Mas não é só esta a voz que se ouve sobre a situação económica e financeira nos EUA.
Muitos outros, de entre os quais destaco Paul Krugman, que publica uma crónica regular no New York Times, na qual nos "desperta" para a realidade americana, aquela sobre a qual e normalmente a nossa comunicação social não informa.
Avisos não faltam.
Tomem cautela !
3 comentários:
É interessante que eu estou mais preocupado com a economia Chinesa, esses sim serão razão para termos medo.
Meu caro Peter
Partilho as suas preocupações sobre a economia chinesa.
Isso não impede que, no cado de um colapso da economia americana (dai os avisos de Paul Volcker), a "ameaça" chinesa se evapore, porque o colapso americano arrasta todas as outras economias.
Portanto, entre outras, permito-me sugerir-lhe duas grandes preocupações: a chinesa e a americana (além da portuguesas, claro!)
Cumprimentos
Meu caro formiga
Aquilo que mais me preocupa na economia Chinesa é o facto de ser uma economia que não será arrastada para o fundo no caso de uma queda da economia norte-americana. Os Chineses já provaram que são perfeitamente capazes de se aguentar sem os norte-americanos, mais ainda, são capazes de os dominar. Acho sinceramente que os asiáticos apenas estão muito sossegados no seu canto à espera do momento certo para sair cá para fora, e nessa altura serão imparáveis.
Enviar um comentário