quinta-feira, 28 de julho de 2005

O PRÉMIO BESPHOTO E AS RECUSAS

Decididamente o Banco Espírito Santo anda numa má.
Depois das ligações ao "mensalão" no Brasil, denunciadas no Expresso e que levou ao corte de relações do grupo BES com o grupo BALSEMÃO, do caso dos sobreiros e de outros casos que para aí se mormuram, eis senão quando até aquilo que se pretendia contribuir para a boa imagem do grupo, o prémio de fotografia BesPhoto sofre acusações graves.

Ontem, no texto aquí publicado com o título BRAVO NOZOLINO, onde se falava da recusa de Paulo Nozolino em concorrer ao citado prémio, hoje no Público (para quando o corte de relações com o grupo de BELMIRO DE AZEVEDO?) um artigo onde jovens fotógrafos, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, que trabalham em parceria, terem anunciado que também eles tinham recusado concorrer ao prémio instituido pelo BES, invocando as razões de Paulo Nozolino, mas sem saberem que este tambem tinha recusado concorrer.

Transcrevemos parte do artigo do Público:

"Os artistas acusam a primeira edição do prémio de "promiscuidade institucional" e, em relação a este ano dizem: "Para quê participar num prémio cujo artista mais consagrado tinha tido uma exposição patrocinada pelo mesmo Banco? A este tipo de lógica, está subjacente uma instrumentalização dos artistas mais jovens".

Decididamente lá para as bandas do BES os ventos andam a soprar forte.

Aguardemos os próximos capítulos.

Sem comentários: