terça-feira, 26 de julho de 2005

O TGV, MANUEL PINHO E OS ESPANHOIS (1)

Em declarações transmitidas hoje no noticiário das 9,30 da TSF, o Ministro da Economia Manuel Pinho disse que o TGV é mesmo para avançar, dando como uma das razões principais para esta decisão o facto de Espanha já possuir alguns milhares de quilómetros de TGV e Portugal não poder ficar "isolado".

Quando Cavaco Silva, então primeiro-ministro, decide avançar com a construção de auto-estradas, curiosamente uma das principais razões apontadas para a decisão foi, tambem, o facto de os espanhois já possuirem alguns milhares de quilómetros das mesmas.

Alguns anos depois e muitos milhões de euros gastos em "betão", temos efectivamente alguns milhares de quilómetros de auto-estradas, mas o país encontra-se numa situação de atraso económico superior ao que tinha no início do "reinado" de Cavaco Silva.

A questão que se coloca não é de saber se as auto-estradas ou o TGV são necessários.

Claro que são.

A verdadeira questão é saber se, face aos poucos recursos financeiros disponiveis, o dinheiro é melhor aplicado no TGV ou, pelo contrário, num plano mais ambicioso de transformação de hábitos culturais, económicos e sociais, ou noutro projecto qualquer.

Mas como a primeira alternativa é mais fácil e rápida de executar, e rende mais votos, aqui vamos nós a caminho da Europa em TGV.

Quanto ao resto, logo se verá.

Nota: os espanhois são uma óptima justificação para os nossos governantes quanto não têm argumentos suficientemente válidos para suportar as suas decisões (ou não as podem explicitar públicamente...)

Sem comentários: