quarta-feira, 10 de agosto de 2005

AINDA PEDRO LAPA E O MUSEU DO CHIADO - 3

Sobre este tema (Pedro Lapa, o Museu do Chiado e a promiscuidade em geral) já aqui foram colocados dois textos, um em 4 de Agosto e o outro em 23 de Julho.

Acontece que hoje, no Jornal Público, é recuperada uma "velha" polémica entre Augusto M.Seabra e Pedro Lapa, director do Museu do Chiado, em Lisboa.

Augusto M. Seabra situa a questão nos seguintes termos:
"Numa reflexão prosseguida sobre a "nomemkultura" que rege o sistema das artes plásticas em Portugal, tenho evocado acumulações de cargos públicos com consultadorias privadas. É o caso de Pedro Lapa simultaneamente director de um museu nacional, o do Chiado, e curador da Fundação Ellipse, promovida pelo Banco Privado Português".

Replica Pedro Lapa:
"Gostaria desde já esclarecer alguns aspectos incorrectos: A.M.Seabra afirma que sou curador de um fundo de investimento, o que é falso. Desempenho parcialmente funções de curador na Ellipse Foundation, sediada em Amesterdão, o que é significativamente diferente".

Em seguida Pedro Lapa dedica a quase totalidade das duas colunas que ocupa no Público a defender as virtudes da associação do "seu" museu com as instituições privadas, neste caso a Ellipse Foundation, deixando para o final um único parágrafo sobre as vantagens que as instituições privadas recebem pelas parcerias com as instituições públicas.

Sucede que Pedro Lapa mente.

E com um descaramento que não nos deixa de surpreender.

Vamos aos factos.

1º - Efectivamente a Ellipse Foundation está sediada em Amesterdão, mas a sua fundação parte de João Rendeiro, presidente do Banco Privado de Negócios, como o próprio o afirma públicamente no relatório e contas do Banco para 2003.
Já agora, convinha perguntar qual a razão pela qual um banco português decide sediar a Ellipse Foundation em Amesterdão e não Lisboa.

2º - Pedro Lapa diz que é falso ser curador de um fundo de investimento.
Acontece que nas apresentações públicas da Ellipse Foundation esta se apresenta como um fundo de investimento, com clareza e sem receios. Veja-se aqui(Espanha), aqui(Portugal) e aqui(Brasil).

3º - Pedro Lapa pretende desvalorizar a sua "importância" no referido fundo de investimentos, afirmando que "desempenho parcialmente funções de curador na Ellipse..."
quando nada disso é referido pela própria "Fundação".
O que a Ellipse afirma é isto, isto e isto.

4º - Pedro Lapa não se limita a, em nome pessoal, ser curador da Ellipse Foundation.
É apresentado como Pedro Lapa, "Director of National Museum of Contemporary Art, Lisbon". Veja-se aqui.


Face a estes factos, cabe perguntar quem está a lucrar e quem está a perder.

O Museu do Chiado está a perder- de 2000 a 2004 perdeu 29% de visitantes, passando de 47.249 em 2000 para 33.442 em 2004, com uma queda ainda maior em 2003, com 30.834 visitantes, ou seja menos 35% de visitantes.

O Museu do Chiado está a perder- já este ano perdeu o mecenas Millenium/BCP, o que torna a sua vida financeira muito mais difícil.

A Ellipse Foundation está a ganhar- no seu corpo de 3 curadores está Pedro Lapa, "Director of Nacional Museum of Contemporary Art", o que, a nivel internacional, aumenta a sua imagem de credebilidade.

A Ellipse Foundation está a ganhar-coloca peças encomendadas para a sua colecção em exposição num MUSEU NACIONAL, ganhando notoriedade, e já agora valor financeiro, para a referida peça.
Pelos mecanismos que regem o mercado da arte, e é disso que a Ellipse Foundation trata, uma peça exposta num Museu Nacional, mesmo o do Chiado (não é própriamente a Tate Modern, mas tambêm não é um museu no Uganda...) fica automáticamente valorizada.

Quanto a Pedro Lapa, que cada um retire as suas conclusões.

2 comentários:

Anónimo disse...

really enjoyed it. Thanks!

Anónimo disse...

VAO PO CARALHO ELE sabe o que faz vosses tem inveja de nao terem tido artistas como ele teve a esporem o seu trabalho no museu matem-se

ENFIM em relação a este blog TIREM as vossas conclusões