terça-feira, 16 de agosto de 2005

AINDA A PERGUNTA, INOCENTE, AO MINISTÉRIO DA CULTURA, SOBRE A EXPERIMENTA DESIGN 2005

Alertado pelo comentário do Contra-Baixo inserido no texto de ontem sobre este tema, fui verificar o Relatório Anual de Execução, para o ano de 2003, do Programa Operacional da Cultura.

Assim, na página 53 do citado relatório (versão PDF), fui encontrar o seguinte:

3.2 FINANCIAMENTOS APROVADOS E EXECUÇÃO FINANCEIRA POR EIXO/MEDIDA

3.2.1 Medida 1.1 - Recuperação e Animação de Sítios Históricos e Culturais



Durante o ano de 2003 foram aprovados no âmbito desta medida um total de 11 projectos, cujo investimento total aprovado ascendeu a 7.549 milhares de euros, o investimento elegível a 5.113 milhares de euros e o FEDER de 3.460 milhares de euros.

Dos 11 projectos aprovados 4 projectos foram enquadrados na acção 1-Obras de recuperação e de Valorização de Monumentos, Sítios Históricos e Arqueológicos, 2 projectos na acção 4 - Grandes eventos culturais, 3 projectos na acção 3 - Acontecimentos culturais ligados à Valorização e Animação do Património e 2 projectos na acção 2 - Edição de publicações e outros suportes documentais e digitais com conteúdos relativos ao património.



DA TOTALIDADE DOS PROJECTOS APROVADOS, DESTACA-SE PELO SIGNIFICATIVO VALOR DE INVESTIMENTO ASSOCIADO, O PROJECTO EXPERIMENTA DESIGN 2003, ENQUADRADO NA ACÇÃO 4-GRANDES EVENTOS CULTURAIS, COM UM INVESTIMENTO ELEGÍVEL APROVADO DE 1.234 MILHARES DE EUROS E UM FEDER DE 617 MILHARES DE EUROS.



Ao lado deste texto, é publicado um gráfico com a legenda "Experimenta Design 2003 (24,13%)" ou seja, a percentagem do total, em euros, atribuida à Experimenta Design 2003, o que significa que a importância atribuida a este projecto era tão grande que mereceu um destaque bem forte.

Chegados a este ponto, pensamos que, afinal, a nossa pergunta de ontem deverá ser acompanhadas de outras, tais como:

1ª QUESTÃO
Como foi possivel enquadrar o financiamento à Experimenta Design na rúbrica
3.2.1.- Medida 1.1 - Recuperação e Animação de Sítios Históricos e Culturais ?

Porque, se não estou enganado, a acção 4 - Grandes Eventos Culturais subordina-se à medida 1.1 - Recuperação e Animação de Sítios Históricos e Culturais, e o propósito e realização da Experimenta Design tem a vêr com tudo menos com esta definição.

2ª QUESTÃO
Tendo sido uma aposta tão forte em 2003,(económica e política) já para não falarmos de 2001, o que aconteceu entretanto para não haver qualquer participação do POC para a Experimenta Design 2005 ?

Para finalizar, são muito bem vindas propostas de perguntas.

1 comentário:

Anónimo disse...

3ª pergunta

Qual a taxa de execução do projecto " Experimenta Design" em 2001 e em 2003?

Maria