OS PÚBLICOS DOS MUSEUS - 5
Quanto mais se estudam os números, mais perguntas ficam para fazer, no final , ao Instituto Português de Museus.
Hoje vamos olhar para os números do Museu Nacional do Azulejo.
VISITANTES TOTAIS, POR ANO
1998 - 86.354
1999 - 87.353
2000 - 95.335
2001 - 79.888
2002 - 75.685
2003 - 79.635
2004 - 70.571
Diferença entre 1998 e 2004 -15.783 ( -18% )
VISITANTES JOVENS (ATÉ 25 ANOS)
2001 - 4.339
2002 - 4.243
2003 - 4.209
2004 - 4.988
Diferença entre 2001 e 2004 +659 (+15%)
ESCOLAS (Valores incluidos em VISITANTES JOVENS)
2001 - 4.161
2002 - 3.904
2003 - 3.685
2004 - 4.274
Diferença entre 2001 e 2004 +113 (+3%)
VISITANTES ESTRANGEIROS
2001 - 71.379
2002 - 61.168
2003 - 72.258
2004 - 58.887
Diferença entre 2001 e 2004 -12.492 ( - 17,5% )
A grande descida de visitantes deste Museu começa em 2001.
Como os quadros disponibilizados pelo IPM só começam a ser detalhados a partir de 2001, ficamos sem saber em que categorias é que aconteceram as descidas.
Curioso é o facto de em 2001 e 2003 os visitantes totais serem práticament iguais, verificando-se a maior quebra em 2004, ano da famosa campanha de publicidade do Instituto Português de Museus dirigida ao "povo da bola", com os resultados que se conhecem.
Dado o Museu Nacional do Azulejo sêr dos museus ligados os IPM o mais visitado por estrangeiros, (89% de visitantes entrangeiros em 2001, 81% em 2002, 91% em 2003 e 83% em 2004), fácil se torna de concluir que a "belissíma" campanha de 2004 do IPM "ajudou" muito este Museu, relativamente ao número de visitantes estrangeiros.
Outras considerações deveriam sêr feitas quanto à politica deste Museu (o número de visitantes nacionais é frustrante), mas isso fica para o final.
Como nota final, fica cada vez mais claro que a "tese oficial" de que os Museus do IPM estão a perder visitantes é muito comoda para as chefias, mas que nada tem a vêr com a realidade.
Amanhã começamos a falar (escrever...) dos Museus ganhadores !
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