quinta-feira, 11 de agosto de 2005

PEDRO LAPA, A ELLIPSE FOUNDATION E O INSTITUTO PORTUGUÊS DE MUSEUS - 4

Na sequência do texto de ontem, sobre a polémica entre Augusto M.Seabra e Pedro Lapa, por lapso não abordámos uma questão que, para nós, é crucial: a posição do Instituto Português de Museus relativamente às questões levantadas por Augusto M.Seabra e um pouco mais desenvolvidas pela Formiga Bargante.

Que Pedro Lapa considere que legal e deontológicamente está a proceder correctamente, é uma interpretação pessoal.

No entanto, quem tem a tutela dos Museus Nacionais é o Instituto Português de Museus, e o Museu do Chiado não é pertença de Pedro Lapa, embora às vezes tal "nuance" seja difícil de estabelecer.

E é bom recordar que Augusto M.Seabra denunciou a situação já em Janeiro de 2004, mais exactamente no Público de 11.1.2004.

Este silêncio da Direcção do Instituto Português de Museus só pode ter duas interpretações, segundo o nosso ponto de vista:

1ª - A Direcção do Instituto Português de Museus anda muito atarefada a tentar perceber qual a razão pela qual o número de visitantes dos Museus dirigidos por aquele Instituto registou, em 2004, o mais baixo numero de visitantes desde 1998 (em 1998 teve 1.149.378 visitantes e em 2004 918.208 visitantes, ou seja, uma quebra de 20%, apesar da campanha de publicidade ligada ao Euro, mas isso são outras "istórias")

2ª - A Direcção do Instituto Português de Museus entende que a ligação Pedro Lapa/Ellipse Foundation é normal, e então estamos conversados.

Já agora, a Formiga Bargante atreve-se a fazer um pedido: não haverá uma "alminha" que se "passeie" pela Net que chame a atenção da Ministra da Cultura, dado o silêncio da Direcção do Instituto Português de Museus, pelo menos desde Janeiro de 2004 ?

2 comentários:

contra-baixo disse...

meu caro, o IPM dependende do MC e não do ME.
Abraço

formiga bargante disse...

Desde já os meus agradecimentos ao contra-baixo pela correcção à parvoice do meu erro, que vou corrigir agora mesmo (11.45 de 12.8.2005)