sexta-feira, 23 de setembro de 2005

ASSIM TRABALHA A EXPERIMENTA DESIGN

Para uma entidade que pretende trabalhar exemplarmente no sector da comunicação, atentem neste pequeno pormenor.

Integrado na Experimenta Design 2005 vai decorrer o ciclo "DESIGNMATOGRAPHY IV", com um programa que, pela qualidade e equilibrio, deve sêr das melhores coisinhas que passam este ano na Experimenta.

Agora comparem a informação disponivel sobre este ciclo no site da Culturgest e no site da Experimenta Design.

A diferença é tão clara, tão transparente, que não vos vou insultar fazendo qualquer tipo de comentário.

Voltaremos à Experimenta.

Mas, já agora, uma pequena pergunta:

As contas com o Programa Operacional da Cultura referentes aos ano de 2003 já terão sido aprovadas?

Curiosidades...

1 comentário:

Belogue disse...

Não experimentem a Experimenta

Por várias razões, a Experimenta não faz sentido: não motiva a criação, mas a reprodução; é uma sucessão de eventos desgarrados (embora se tente a todo o custo colocá-los sob a mesma capa), independentemente do tema e o que muda - para quem está dentro do meio - é o pantonne. A Experimenta não cumpre nenhum dos objectivos a que se propõe e mais uma vez, como se já não bastasse os cursos de design em que o que importa é o conceito, passa ainda mais a ideia de que o design é para meia dúzia de iluminados e não, que está, ou deveria estar, ao serviço das pessoas. Ainda que sob esta denominação, a Experimenta não faz passar a mensagem.
Ninguém retira à Experimenta o mérito de um site muito bonito (que lá isso eles têm). Não se compreende é duas coisas:
1ª. Como é que num país tão pequeno existem duas entidades a promover eventos relacionados com design (O CPD e a Experimenta), entidades estas que não se encontram e são ostensivamente opostas nos propósitos,
2ª. Como é que o CPD, surge como co-produtor da Experimenta e isso só se traduza na "prática" e segundo o site, numa única exposição (a [P]).
Desconheço os números, mas parece-me pouco ético que um evento destes, uma Bienal de Design, fique confinada ao espaço do CCB - Guta Moura Guedes vogal do conselho de administração do CCB e Guta Moura Guedes Presidente da Associação Experimenta que praticamente acontece no CCB. Parece-me igualmente ridícula a inclusão do CPD nas parcerias, quando se sabe que o CPD não se identifica com a Experimenta e que o seu papel na mesma é nulo. Com a excepção das intervenções de Henrique Cayatte, presidente do CPD e designer com provas dadas.