quinta-feira, 15 de setembro de 2005

AUGUSTO M. SEABRA, A EXPERIMENTA DESIGN E PERGUNTAS POR RESPONDER

"A receber Guta Moura Guedes enquanto representante da entidade co-produtora, a fazer as honras da casa do CCB, estão, presume-se, o presidente do conselho de administração, Fraústo da Silva, e certamente a administradora Guta Moura Guedes.
Estranho? É o sistema das artes em Portugal, e os níveis de promiscuidade que nele vigora, mas é de facto muito mais: a total demissão de uma tutela política da cultura".

É este o destaque dado no Público de hoje, a um excelente artigo de Augusto M.Seabra a denunciar, uma vez mais (lembram-se dos artigos sobre o Museu do Chiado, a Ellipse Foundation e o Director do Museu Pedro Lapa?) a promiscuidade nas artes em Portugal.

Leitura obrigatória, muito embora sem acesso na net.

Mas tambêm a Formiga Bargante se tem debruçado sobre o "fenómeno" Experimenta Design.

Assim, em 21/6, 27/6, 15/8, 16/8 e 17/8 levantámos algumas questões que, como é óbvio (qual a visibilidade deste blogue? - nenhuma!), ficaram sem resposta.

Mas aqui ficam mais algumas questões, algumas antigas e outras novas.

CONTAS DE 2003
Até ao final do mês de Agosto de 2005, o relatório final da Experimenta Design a justificar o apoio de € 1.234.00 prestado pelo Plano Operacional da Cultura ainda não estava apresentado/aprovado pela entidade que administra aquele Plano.
Dois anos depois, e com uma nova edição em curso, ainda não temos contas aprovadas?

INSERÇÃO DA EXPERIMENTA DESIGN NOS APOIOS DO PLANO OPERACIONAL DA CULTURA EM 2001 E 2003
Com base em que critérios e justificação jurídica a Experimenta Design foi incluida no POC, na rúbrica 3.2.1-Medida 1.1 - Recuperação e Animação de Sítios Históricos e Culturais?

NÃO APOIO DO POC À EXPERIMENTA DESIGN 2005
Depois de apoiar com € 2.086.542 (2001 e 2003) e de no relatório à execução do POC para 2003 ter sido escrito "Da totalidade dos projectos aprovados, destaca-se pelo significativo valor de investimento associado, o projecto Experimenta Design 2003..." qual a razão que leva o Plano Operacional da Cultura a não apoiar a Experimenta Design em 2005?

BALANÇO DA EXPERIMENTA DESIGN
Quatro edições depois, (1999,2001,2003,2005) e muitos milhões de euros investidos, públicos (poder central e local), e privados, não será já tempo de fazer um balanço sério e independente dos ganhos obtidos para o Design e os Designers portugueses por estas iniciativas?
Uma primeira conclusão se pode desde já referir, sem correr o risco de errar:
Uma desconhecida, diplomada em gestão hoteleira, consegue, quatro edições depois e muitos milhões de euros investidos, repetimos, obter o estatuto público que hoje está associado ao nome Guta Moura Guedes.
Quanto ao resto, não sabemos.

Quanto às respostas, ficam para melhor oportunidade.

1 comentário:

vic brambilla disse...

essa é que é essa!