quinta-feira, 29 de setembro de 2005

BERLIM, OS MUSEUS E O INSTITUTO PORTUGUÊS DE MUSEUS

Mão amiga, recêm-chegada de Berlim, entrega-me informações várias sobre os museus daquela cidade.

É, também aqui, que se nota a diferença entre uma política de museus ao serviço de cidadãos, e uma política de museus ao serviço de interesses particulares.

Alguns exemplos:

PERGAMONMUSEUM
Aberto em 1930 para mostrar recuperações feitas das ruinas romanas da cidadela de Pergamon, principalmente de um enorme altar encontrado naquela cidadela.
Aos visitantes é distribuido um impresso formato A4 com quatro páginas, em inglês ou alemão, impresso a lazer pelos serviços do museu, com uma completa explicação histórica e arquelógica das peças (enormes...) em exposição, incluindo como que uma reprodução em banda desenhada da batalha entre deuses e gigantes representada em baixo relevo no altar.
Um simples curioso que se desloque ao museu, tem ao seu dispor informação de grande qualidade, mas de abordagem simples, que não só o informa sobre as peças em exposição, como lhe desperta o interesse para possiveis posteriores consultas sobre o tema.

É um impresso simples, bem elaborado, mas muito completo de informação.

O tipo de publicação pela qual o Director do Museu do Azulejo, por exemplo, demonstra o mais completo desprezo.

Esta publicação serve o interesse dos visitantes, mas não acrescenta nada ao prestígio do Director.

Catálogos luxuosos e caros, sim.

Na falta de verbas, nada !

(sobre o Museu do Azulejo, lêr textos anteriores).

A ILHA DOS MUSEUS

Entre os rios Spree e Kupfergraben estão localizados cinco museus, o Bodemuseum, o Pergamonmuseum, o Neue Museum, o Alte Nationalgalerie e o Altes Museum.

Para apoio à divulgação destes cinco museus, foi impresso um pequeno folheto com indicações sobre localização, coleccções e outras informações gerais, de forma a que qualquer visitante que se desloque a um dos museus, tenha imediatamente informações atractivas sobre os cinco.

Lembram-se de num texto anterior têr sido focada a situação do Museu Nacional dos Coches e das (algumas) possiveis medidas para atrair mais visitantes ao Museu de Etnologia?

Não é necessário inventar a roda, basta seguir os bons exemplos !

BERLIM TOURISMUS MARKETING

Numa edição desta que pareçe sêr uma instituição municipal (desculpem mas não sei alemão) foi editada uma pequena mas elegante brochura, com informação detalhada sobre 60 museus de Berlim.

Mais uma vez, senhores do IPM, basta seguir os bons exemplos, e vocês é que é suposto serem profissionais !

Muito mais haveria a acrescentar, ao nivel da eficácia das politicas de promoção dos museus, e não da eficácia da promoção dos directores dos mesmos.

Mas o tema dos museus será recuperado a partir de segunda-feira, dia 3 de Outubro.

2 comentários:

contra-baixo disse...

Não sei se ainda se mantém a política, quando estive em Berlim em 2002, o bilhete comprado para visitar o museu de Pergamo (que baptizei como o museu do saque) permitiu-me no próprio dia visitar outros museus do Estado sem qualquer acréscimo.

Já agora, se não conhece o museu, digo-lhe que este valeu também pela experiência de observar, como objecto de museu, antigos funcionários públicos da RDA.

Anónimo disse...

Enjoyed reading your posts.