sábado, 24 de setembro de 2005

BRAVA BELUGA !

"Não experimentem a Experimenta

Por várias razões, a Experimenta não faz sentido: não motiva a criação, mas a reprodução; é uma sucessão de eventos desgarrados (embora se tente a todo o custo colocá-los sob a mesma capa), independentemente do tema e o que muda - para quem está dentro do meio - é o pantonne. A Experimenta não cumpre nenhum dos objectivos a que se propõe e mais uma vez, como se já não bastasse os cursos de design em que o que importa é o conceito, passa ainda mais a ideia de que o design é para meia dúzia de iluminados e não, que está, ou deveria estar, ao serviço das pessoas. Ainda que sob esta denominação, a Experimenta não faz passar a mensagem.
Ninguém retira à Experimenta o mérito de um site muito bonito (que lá isso eles têm). Não se compreende é duas coisas:
1ª. Como é que num país tão pequeno existem duas entidades a promover eventos relacionados com design (O CPD e a Experimenta), entidades estas que não se encontram e são ostensivamente opostas nos propósitos,
2ª. Como é que o CPD, surge como co-produtor da Experimenta e isso só se traduza na "prática" e segundo o site, numa única exposição (a [P]).
Desconheço os números, mas parece-me pouco ético que um evento destes, uma Bienal de Design, fique confinada ao espaço do CCB - Guta Moura Guedes vogal do conselho de administração do CCB e Guta Moura Guedes Presidente da Associação Experimenta que praticamente acontece no CCB. Parece-me igualmente ridícula a inclusão do CPD nas parcerias, quando se sabe que o CPD não se identifica com a Experimenta e que o seu papel na mesma é nulo. Com a excepção das intervenções de Henrique Cayatte, presidente do CPD e designer com provas dadas".


De acord0 com quase tudo que Beluga escreve neste comentário sobre Experimenta (em pleno desacordo no que se refere ao Cayatte, mas isso são outras "estórias"...).

Sem comentários: