sexta-feira, 30 de setembro de 2005

A DEMISSÃO DE GUTA MOURA GUEDES E O CÍRCULO DE GIZ...

Segundo o Diário de Notícias de hoje, Guta Moura Guedes foi substituida na Administração do Centro Cultural de Belém pela arquitecta Margarida Veiga.

Este é um breve texto sobre o tema, mais tarde faremos outro mais detalhado.

No entanto, não queremos, desde já de fazer notar que as nomeações para este tipo de cargos continuam a ser feita entre as mesmas pessoas.

A arquitecta Margarida Veiga já esteve no CCB, estava no Instituto das Artes, e regressa ao CCB.

Teria que sêr assim?

A resposta é não.

Vejamos:

Isabel Carlos, antiga sub-directora do Instituto de Arte Contemporânea, no tempo do saudoso Fernando Calhau, atreveu-se a concorrer, num concurso internacional e sem "padrinhos", à direcção da última Bienal de Sidney.

Atreveu-se, concorreu e ganhou.

Isabel Carlos ganha um dos mais difíceis e prestigiados concursos internacionais para dirigir uma das mais prestigiadas bienais no mundo, e no final "a sua Bienal" foi considerada uma das mais estimulantes, originais e bem organizadas bienais de Sidney.

Em Portugal, país sobejamente conhecido por possuir abundantes recursos humanos nestas e noutras áreas, Isabel Carlos edita um livro com a Fundação de Serralves e publicado pelo Público, é a comissária para a presença de Helena Almeida em Veneza, e que seja do conhecimento da Formiga, não fez mais nada.

Pergunta: não será que Isabel Carlos, com a qualidade que lhe foi reconhecida pelo júri da Bienal de Sidney, acrescida da rede de contactos e informações que foi recolhendo ao longo dos cerca de dois anos de preparação da bienal, não seria uma presença bem-vinda para a administração do Centro Cultural de Belém ?

Estamos em Portugal, não é?

1 comentário:

Anónimo disse...

Bravo, não sei quem escreve, mas é também brilhante.
Boa