sábado, 10 de setembro de 2005

ELES AINDA NÃO GANHARAM, JORGE

No Actual de hoje (suplemento do Expresso), Jorge Silva Melo escreve, em resposta a João Fiadeiro, que "Eles já ganharam, João".

Eles são "... uma catrefada de curadores, programadores, entermediários, directores, chefes de missão, assessores, administradores, juristas...".

E mais à frente:

"Lá estão. À nossa custa. Que esta gente que há anos está "em reunião", que não nos recebe, que não responde, que não verifica os termos dos concursos, que faz propaganda dos amigos, que não sabe gerir dinheiros, só tem ordenados porque nós, aos tropeções, mantemos as artes. Se não existissemos , havia Instituto*? Existimos e eu continuo a não saber para quê".

Pois bem, Jorge Silva Melo, eles AINDA não ganharam !

Saibam vocês, criadores, intérpretes, técnicos e todos aqueles ligados à criação, connosco, públicos necessitados e admiradores do vosso trabalho, saibamos todos nós constituir uma grande frente de contestação aos vários poderes que estrangulam e matam as actividades criativas em Portugal, saibamos todos nós juntar a vossa e a nossa criatividade contestatária, bem como a vossa e a nossa eficácia de actuação, e então, e em definitivo, eles não ganharam e nunca ganharão.

Vamos a isso ?

* - Instituto das Artes.

2 comentários:

formiga bargante disse...

E-Clair

"A vontade de criar não se pode matar".

A vontade não se mata, os criadores sim.

Veja o que está a acontecer com os Artistas Unidos e as companhias que o "acompanhavam" na aventura do Edificio do Bairro Alto.

A questão agora tambêm é connosco, espectadores.

Ou assistimos (como, aliás, temos maioritáriamente feito)à destruição dos projectos mais interessantes, ou nos juntamos a eles, e com eles lutamos para que a imbelicidade e os compadrios sejam UM POUCO travados.

Exemplos como os Artistas Unidos ou o Museu do Chiado são exemplos de uma realidade de redes de compadrios muito mais ampla e complexa.

A questão agora é:

Vamos a isto ?

formiga bargante disse...

E-CLAIR

Obrigado pelas referências ao blogue.

Já agora, sugiro que dês uma espreitadela ao JEREMIAS e ao JEREMIAS DE POLAROID AO OMBRO.

Estão lá belissimas fotografias americanas (Jeremias) e de polaroids (uma das minhas manias) no outro Jeremias