quinta-feira, 22 de setembro de 2005

NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS QUE EXISTEM, EXISTEM

Mais uma vez Augusto M.Seabra publica, no Público de hoje, um artigo essêncial para se entender o que se passa no mundo das artes, e bem assim de algumas das suas mais que perigosas associações a vários tipo de interesses, nomeadamente o financeiro, e já agora o político.

Um dos reparos de Augusto M.Seabra refere-se à dotação de 331.00 euros para a representação portuguesa na Bienal de Veneza (como refere AMS - o maior evento internacional no campo das artes plásticas-) e os 500.000 euros para a Bienal de S.Paulo, para a apresentação de "Comer o coração", um trabalho de Vera Mantero e Rui Chafes, com Alexandre Melo como "curator".

Se bem se lembram, Alexandre Melo, actual assessor do primeiro ministro José Socrates para a área da cultura, é, entre outras coisas, "curator" da Fundação Ellipse, entidade fundada pelo Banco Privado Português (vêr aqui), juntamente com Pedro Lapa, director do Museu do Chiado.

Sucede que a Ellipse Foundation , abriu , e justamente em S.Paulo, um escritório de representações em Outubro de 2004,(vêr aqui) tendo a Bienal de S.Paulo sido inaugurada em Dezembro do mesmo ano, na tal instalação que tinha Alexandre Melo como "curator" e, simultaneamente. administrador de uma fundação (a Ellipse) que tinha escolhido o Brasil como um dos ângulos do triangulo de captação de fundos (Portugal, Espanha, Brasil).

Mais conveniente não podia ter sido, para a Ellipse Foundation, claro!

Mais tarde, Alexandre Melo é nomeado consultor do primeiro-ministro José Socrates para a área da cultura, e nessa qualidade acompanha a actual Ministra da Cultura na sua recente visita ao Brasil.

Mais uma vez a Ellipse Foundation coloca um seu peão, perdão, "curator", numa organização de Estado, e sempre à custa do mesmo.

Já agora, e para terminar, seria interessante conhecer a lista de cargos a que Alexandre Melo teve de renunciar, por incompatibilidades LEGAIS e não éticas, na altura em que foi nomeado consultor do primeiro-ministro.

Seria muito interessante, e deveras exclarecedor !












Sem comentários: