quarta-feira, 7 de setembro de 2005

OS PÚBLICOS DOS MUSEUS - MUSEU DO CHIADO - FINAL

Iremos fazer, para já, três novos textos, um sobre o Museu do Chiado, um sobre o Museu do Azulejo, e finalmente o terceiro, sobre o Instituto Português de Museus.

Mais tarde, lá mais para Outubro, voltaremos ao tema do IPM e dos Museus Nacionais, com trabalho complementar, que está a ser desenvolvido.

Mas vamos então ao Museu do Chiado.

No que respeita à polémica sobre a acomulação de cargos do director do Museu do Chiado, Pedro Lapa, (Museu do Chiado + Fundação Ellipse) já escreveram sobre o tema Alexandre Pomar, Augusto M.Seabra e Vanessa Rato, entre outros.

Até hoje, a regra por parte do IPM, foi o silêncio.

Neste blogue decidimos abordar a questão da direcção do Museu do Chiado por outro angulo, o da sua eficácia enquanto Museu Nacional.

Na lei nº 47/2004 de 19 de Agosto de 2004, e concretizando aquelas que já eram as funções básicas dos Museus Nacionais, e no artigo 2º da lei, são definidos os "principios da política museológica".

De entre outros destacamos:

a) - "Princípio do primado da pessoa, através da afirmação dos museus como instituições indispensáveis para ao seu desenvolvimento integral e a concretização dos seus direitos fundamentais".

b) - "Princípio da promoção da cidadania responsável, através da valorização da pessoa, para a qual os museus constituem instrumentos indispensáveis no domínio da fruição e criação cultural, estimulando o empenhamento de todos os cidadãos na sua salvaguarda, enriquecimento e divulgação"

c) - "Princípio do serviço público, através da afirmação dos museus como instituições abertas à sociedade".

E como é que o Museu do Chiado cumpre com estes objectivos?

Conforme escrevemos em 22 de Agosto deste ano, o Museu do Chiado tem vindo a perder visitantes, desde 1998.

Assim, entre 1998 e 2004, o Museu do Chiado perdeu 45% de visitantes !

E para os primeiros 5 meses de 2005, os números ainda são mais elucidativos:

Visitantes Janeiro/Maio 1998 - 24.990
Visitantes Janeiro/Maio 2004 - 15.879
Visitantes Janeiro/Maio 2005 - 10.862

Ou seja, comparando 2005 com 1998, o Museu do Chiado perdeu 57% de visitantes, enquanto que no periodo 2004-2005, perdeu 32% de visitantes !

Alguêm poderá explicar de forma convincente o silêncio do IPM sobre este descalabro ?

Para além de Pedro Lapa estar ligado de forma mais que condenável à Ellipse Foundation, prima ainda por ser um director ausente.

São mais longas as temporadas em que, simplesmente, não aparece no Museu do qual é Director, do que os periodos em que se digna aparecer no seu lugar de trabalho.

E o IPM, que tem a obrigação de velar pelo "bom trabalho" de um seu funcionário, neste caso o Director de um Museu Nacional, esconde-se no silêncio, e nada acontece.

Se Pedro Lapa se comporta da forma como é do conhecimento público, já a actuação, melhor, a falta de actuação da Direcção do IPM é, no minimo, de cumplicidade, e estamos a ser muito suaves.

Mas, no texto sobre o IPM, já o seremos menos, dado que, legalmente, o IPM tem conhecimento de tudo o que tem sido denunciado sobre o Museu do Chiado, e não cumpre com as obrigações que lhe são exigidas por lei.

Mas lá iremos.

Sem comentários: