quinta-feira, 20 de outubro de 2005

AINDA AS EMBRULHADAS DO INSTITUTO PORTUGUÊS DE MUSEUS

Num artigo (mais um...) publicado hoje no Público, Auguto M. Seabra escreve sobre "Cultura, nomeações e (in)competências".

Como não podia deixar de sêr, Augusto M.Seabra refere-se à manutenção de Manuel Oleiro à frente do Instituto Português de Museus escrevendo:

" b) A prova da falta de verdeira vontade política nestas nomeações é a recondução no Instituto Português de Museus de Manuel Beirão Oleiro, co-responsável por uma usurpação progressiva que, ao arrepio dos estatutos, da lei orgânica dos museus e dos princípios gerais do Estado, se tornou na chiquíssima sala de apresentações Chez Lapa- ao-Chiado de uma fundação de um banco privado, como agora sucede de novo com obras de William Kentridge".

Nada que seja novo para a Formiga Bargante.

Para quem tenha paciência, veja os textos de 6.10.2005 (instituto português de museus-2)
de 4.10.2005 (instituto português de museus-1) onde as questões do enquadramento legal do Museu do Chiado são colocadas.

Só que para nós, Formiga Bargante, a manutenção no cargo de Manuel Oleiros pode passar por outras razões que ultrapassam a própria Ministra.

É pública a cobertura que Manuel Oleiros proporciona a Pedro Lapa, director do Museu do Chiado.

Já foi tão contestada a actuação de Pedro Lapa, nomeadamente por Alexandre Pomar no Expresso e Augusto M.Seabra e Vanessa Rato no Público (além das conversas, muitas, de corredor sobre o assunto...) que ninguém ligado a este tema o ignora.

Portanto, não se trata de falta de vontade política da Ministra, mas sim de falta de capacidade política para operar as mudanças que se impõem.

Querem perceber melhor ?

Então aqui vai: quem é o actual "conselheiro oficial" de José Socrates para o sector cultural ?

Resposta: Alexandre Melo, colega de Pedro Lapa na Ellipse Foundation.

E com "colegas" destes, qual a força de uma Ministra ?

1 comentário:

Belogue disse...

A formiga sabe tudo.