terça-feira, 25 de outubro de 2005

O MUSEU DO CHIADO, A IMAGEM DE PORTUGAL NA EUROPA, A MINISTRA DA CULTURA E AS BOAS ALMAS

Nos encontros internacionais relativos à cultura, no ambito da Comunidade Europeia, já é comentada, e não pelos portugueses, a situação do director do Museu do Chiado, Pedro Lapa.

Segundo esses comentários, feitos em castelhano, francês, e inglês (pelo menos...) os intervenientes nessas conversas interrogam-se como é possivel um pais europeu permitir que o director de um museu nacional, o Museu do Chiado, seja, em simultaneo, "empregado" de uma fundação particular, a Ellipse Foundation, e que promova no Museu Nacional do Chiado exposições de artistas e obras pertencentes à Fundação Ellipse.

O denominador comum dessas conversas, é que, no pais de origem dos comentadores, um director de museu nacional que tivesse um ataque de loucura e aceitasse, em simultaneo, um tipo de cargo como o de "empregado" de uma fundação particular, seria alvo imediato de um processo disciplinar e expulso da função pública.

E nem necessitava de promover exposições de artistas ou peças da fundação a que tinha tido a loucura de aderir !

E é aqui que entram as boas almas: não haverá nenhuma boa alma que diga à Ministra da Cultura que a situação do Museu do Chiado atingiu já o "estatuto" de escândalo europeu ?

E que o actual director do Instituto Português de Museus, Manuel Oleiro, é cumplice activo nesta situação, pelo silêncio a que se tem remetido ?

E que já vai sendo tempo de pôr cobro a esta situação, que já envergonha não o director do Museu do Chiado, Pedro Lapa, nem o director do Instituto Português de Museus, Manuel Oleiro, (se é que alguma vez os envergonhou...) mas sim a imagem de Portugal por essa Europa fora.

Já vai sendo tempo, e mais que tempo, sra. Ministra !

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto é verdade, não percebe, que vergonha, mas há tantas coisas que são vergonhosas, e esta ministra também deveria ir para a rua, pois já demonstrou com as novas nomiações para os institutos que não percebe nada do que anda a fazer, e quem se lixa, em bom português, são os que dependem e precisas do que esses institutos tem para dar.
deviam ir todos para a rua, são todos nojentos.

Anónimo disse...

veja lá senhor oleiro se não toma as providencias necessárias a que obriga o estado de direito democrático, arrisca-se a que apareça um abaixo assinado para que a situação seja rectificada e volte tudo a ser transparente...