ALGUMAS PISTAS RELATIVAS AO MUSEU DO CHIADO (1)
Como se pode verificar pelo artigo de Alexandre Pomar, a data de criação da Ellipse Foundation deverá ter acontecido por volta do segundo semestre de 2003.
Até este momento a Formiga Bargante ainda não conseguiu apurar a data real. Esperamos conseguir essa data em breve.
Nessa altura, eram Ministro da Cultura Pedro Roseta e Secretário de Estado Amaral Lopes, integrados no consulado Durão Barroso.
O Presidente do Instituto Português de Museus era Manuel Oleiro.
O Director do Museu Nacional do Chiado era Pedro Lapa
Mais tarde, no governo de Pedro Santana Lopes é promovida a Ministra da Cultura Maria João Bustorf e Secretários de Estado Amaral Lopes e Teresa Caeiro.
O Presidente do Instituto Português de Museus era Manuel Oleiro.
O Director do Museu Nacional do Chiado era Pedro Lapa.
Finalmente, no governo de José Socrates é nomeada Ministra da Cultura Isabel Pires de Lima e Secretário de Estado Mário Vieira de Carvalho.
O Presidente do Instituto Português de Museus continua a ser Manuel Oleiro.
O Director do Museu Nacional do Chiado continua a ser Pedro Lapa.
Já vamos em 3 Ministros da Cultura e 4 Secretários de Estado, e, aparentemente, a situação vivida no Instituto Português de Museus, em geral, e no Museu do Chiado, em particular, não constitue motivo de preocupação para tão altos dignatários.
E essa aparente falta de preocupação é estranha, porque esta situação, Museu do Chiado, começou a ser tratada por Alexandre Pomar em 2003, seguiram-se outras intervenções e, finalmente, Augusto M.Seabra, provávelmente entendendo que este era o momento oportuno para voltar ao assunto dada a mudança de "cor política" do governo, retoma o tema já em 2005, e com direito a resposta por parte de Pedro Lapa, nas páginas do Público.
Para aumentar a perplexidade , sabemos que recentemente um Director de um Museu Nacional tinha a intenção de desenvolver uma actividade ligada ao campo das artes(abertura de uma loja) em paralelo com a sua actividade de Director de Museu, e que rápidamente o Instituto Português de Museus o proibe ou "aconselha" a não prosseguir com essa ideia, por ser incompativel com o seu estatuto de Director de um Museu.
Ou seja, para Manuel Oleiro é grave (e bem) que um Director de Museu pretenda abrir uma loja , mas, pelos vistos, já lhe parece normal que Pedro Lapa seja, em simultaneo, Director do Museu Nacional do Chiado, "curator" da Ellipse Foundation, faça compras internacionais na dupla qualidade de Director de Museu Nacional e "curator" de uma Fundação, e que, na lógica magistralmente desmontada por Alexandre Pomar no artigo de 22.11.2003, faça exposições no Museu Nacional de peças e artistas ligados por laços comerciais, à Fundação a que Pedro Lapa está ligado.
Tudo isto é muito estranho, e será motivo de novos textos da Formiga Bargante.
Mas, entretanto, aqui se repete um apelo já feito neste blogue: não há por aí uma alminha caridosa que chame a atenção da Ministra da Cultura para esta situação ?
Sem comentários:
Enviar um comentário