ALGUMAS PISTAS RELATIVAS AO MUSEU DO CHIADO (3)
No texto de ontem, escrevemos sobre a quebra de compromisso que a dupla Manuel Oleiro/Pedro Lapa assumiram face à lei dos altos quadros da administração pública, no que à obrigação legal diz respeito de, pela sua actuação, se obrigarem a actos de "transparência e boa fé" bem como a faltarem ao compromisso de assegurarem "o respeito e confiança dos funcionários e da sociedade na Administração Pública".
É só lerem o texto.
Hoje vamos tentar demonstrar que Manuel Olaio é, objectivamente, cúmplice de Pedro Lapa na escândalosa situação do segundo, na sua ligação à Ellipse Foundation, por um lado, e por outro à utilização que o mesmo faz de um Museu Nacional, o Museu do Chiado, para atingir objectivos privados, entenda-se Ellipse Foundation.
No artigo 16º da já citada lei 51/2005, e relativo ao regime de Exclusividade e acumulação de funções, que neste ponto confirma as leis anteriores, é referido:
"6 - O pessoal dirigente está sujeito ao regime de autorização para acumulação de actividades ou funções previsto no Decreto-Lei nº 413/93, de 23 de Dezembro"
E para aqueles que não cumprirem tal disposição, a lei diz:
"7 - A violação do disposto no presente artigo constitui fundamento para dar por finda a comissão de serviço".
Como não é credivel que Pedro Lapa ignore a lei, Pedro Lapa, em tempo oportuno, deve ter solicitado a Manuel Oleiro, seu superior hierárquico na época da constituição da Ellipse Foundation, autorização para exercer as funções de "curator" na Ellipse Foundation".
Mas há mais.
No Decreto-Lei nº 398/99 de 13 de Outubro de 1999, refere-se:
2 - Para a prossecução e cumprimento do seu objecto, são atribuições do IPM:
b) - Coordenar, orientar e apoiar a gestão técnica, administrativa e financeira dos serviços dependentes e de outros que lhe venham a ser afectos".
Nota da Formiga Bargante: onde se lê "serviços dependentes" deverá lêr-se Museus Nacionais.
Mas há mais.
A Lei nº 47/2004 de 19 de Agosto de 2004 aprova a Lei Quadro dos Museus Portugueses.
No artigo 44º desta lei, e no que à Direcção do Museu diz respeito, a lei estipula:
1- O museu deve ter um director que o representa técnicamente, sem prejuizo dos poderes da entidade pública ou privada de que o museu dependa.
2 - Compete especialmente ao director do museu dirigir os serviços, assegurar o cumprimento das funções museológicas, propor e coordenar a execução do plano anual de actividades.
Logo, Pedro Lapa tem a obrigação de PROPOR UM PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES.
E propor a quêm? Á tutela, ou seja, Manuel Olaio.
E Manuel Olaio tem a obrigação LEGAL, de COORDENAR, ORIENTAR E APOIAR os planos anuais de actividade dos diversos museus, de entre os quais o Museu Nacional do Chiado.
Face a estas obrigações legais (já para não falar das obrigações éticas...) dos dois intervenientes nesta "embrulhada", é cristalino que existe uma total cumplicidade entre Manuel Olaio/Pedro Lapa.
Se um propõe, o outro aprova !
Já agora, e dado que a Formiga Bargante é muito, mas mesmo muito curiosa, gostariamos que fossem tornados públicos os seguintes documentos:
1 - Requerimento de Pedro Lapa a Manuel Oleiro solicitando a autorização par assumir o cargo de "curator" da Ellipse Foundation.
2 - Resposta de Manuel Oleiro a este requerimento
3 - Plano anual de actividades do Museu Nacional do Chiado, e argumentação de Pedro Lapa para incluir na sua programação obras/artistas pertença ou ligados à Ellipse Foundation
4 - Os estudos de público e de avaliação a que os museus se obrigam pela lei já referida lei 47/2004, no seu artigo 57º.
Não é por nada, mas desde que Pedro Lapa assumiu a direcção do Museu do Chiado, este Museu perdeu 50% ou mais de visitantes !
Antes de terminar, não queremos deixar de repetir o nosso apelo:
Não haverá por ai uma alma caridosa que chame a atenção da sra. Ministra da Cultura para esta situação?
É que a seguir é ela a envolvida nesta "embrulhada".
Almas caridosas, façam um favor à sra. Ministra !
1 comentário:
BRAVO, eu não sei quem escreve, mas é fantastico, mas mesmo assim acho que ninguém abre os olhos da ceguinha imcompetente, acho que ela não tem mesmo capacidade para ver.
Sr. ministra faça qualquer coisa, pois até agora não fez nada.
Enviar um comentário