quarta-feira, 30 de novembro de 2005

ESTA VIDA SÃO DOIS DIAS (AGENDA)


ENCONTRO E DIÁLOGO ENTRE
MARICA BODROZIC E MAFALDA IVO CRUZ

Goethe-Institut
Lisboa

02.12.2005 às 18h30

As autoras irão ler trechos das suas obras e falar sobre a sua escrita
numa conversa moderada por Teresa Cadete.
Tradução simultânea.

Marica Bodrozic- Os sonhos não chegam a adultos. Os sonhos estão fora do tempo. A história de Jelena Felder também está fora do tempo. Porém, a sua despedida teve um momento exacto. Lembra-se do curso das imagens numa harmonia equilibrada. Mas qual é a memória da despedida, qual é a sua cor, o seu cheiro?” Marica BodroÏiç fala, no seu primeiro romance, sobre uma despedida permanente e conta a história de uma família, que sai do seu tempo e chega a outro, de biografias, que nos encantam pela sua estranheza e nos tornam cúmplices da memória.

Mafalda Ivo Cruz - nasceu em finais dos anos 50, concluiu o curso de piano no Conservatório de Lisboa, foi bolseira do Governo francês durante três anos, em Paris, e dedicou-se ao ensino em Portugal e em França. Foi colaboradora de algumas publicações periódicas, entre outras, para o suplemento Mil Folhas do jornal Público e da Colóquio-Letras.
Mafalda Ivo Cruz tem-se afirmado como uma das jovens e prometedoras romancistas portuguesas da actualidade. É uma autora dividida entre dois polos, a música (da sua formação) e a escrita ficcional. A sua bibliografia inclui obras como “Um Requiem Português”, “A Casa do Diabo”, “O Rapaz de Botticelli” e “Emma”. A sua obra “Vermelho“ foi distinguida com o Prémio de Romance e Novela em 2003 pela Associação Portuguesa de Escritores.
"Trabalhada e densa narrativa, porventura a mais difícil, mas também uma das mais fulgurantes - o momento da consumação de um universo e de uma voz profundamente originais e intensos. [...] Narrativa, por mais que dissolvida, que lança sons (e silêncios) a ferir ouvidos dentro, e que por vezes dança, em selvajaria libertária. E um fio condutor entre todas estas obras: uma ideia de família ao centro.
" Vanessa Rato, Público

Sem comentários: