quarta-feira, 23 de novembro de 2005

É VER PARA CRER

Entrevista com André Breton* no IEFP**


Michelangelo Merisi da Caravaggio
The incredulity of Saint Thomas (detalhe)
1601-1602
Neus Palais, Potsdam

Um jovem licenciado entra no IEFP, tira a senha e espera. Espera até que uma voz de senhora o chama para uns 5 minutos de conversa, para fazer o cartão e para as recomendações: "não perca o cartão, se arranjar emprego devolva o postal, tem de renovar, tem de continuar a procurar".

Seguem-se mais uns minutos de espera, talvez 45, até chegar à parte da entrevista. Quem atende o jovem é uma senhora brasileira, por isso é favor ler as falas a ela correspondentes, com sotaque.

- Oi.
- Olá, boa tarde.
- Pode sentar.
- Com licença.
- B. que habilitações você tem?
- Licenciatura em Design.
- É mesmo? Legal! Como escreve?
- D-e-s-i-g-n.
- É... tinha alguém na minha família que era isso, esse negócio... Como chama mesmo?
- Designer? Era designer?
- Sim. Prima Flavinha?... Não, era o namorado.
- Pois...
- E que mais?
- Tenho o mestrado em X. pela faculdade de Y.
- Legal...
- Tenho dois prémios de design... E não tenho emprego.
- Legal... Eu vou aqui no livrinho ver em que categoria a gente pode botar você!
...
- Não tem... Designer não tem. Você tem certeza que é assim que escreve.
- Tenho.
- Tem pintor. Quer pintor?
- Não!
- Também não dava. É pintor mas da construção civil.
- Tem estilista. Posso pôr você como estilista?
- Pode, mas eu não sou estilista.
- Também tem desenhador.
- É mais isso...
- Então vou pôr. Tem publicitário, arquitecto, artista plástico...
- Desenhador e estilista está bom.
- Agora vou ver aqui no sistema se estão pedindo desenhadores...
...
- 'Tão não. Mas tem pintor... Quer pintor?


* André Breton (1896 - 1966), fundador e principal teórico do movimento surrealista.
** Esta conversa aconteceu mesmo.

Sem comentários: