sexta-feira, 23 de dezembro de 2005

O FOLHETIM "COLECÇÃO BERARDO"

A página 36 de hoje do jornal Público, é um exemplo perfeito do desnorte que campeia no Ministério da Cultura.

Assim, e segundo Joe Berardo, terá havido uma reunião do Primeiro Ministro, José Socrates com ele, Joe Berardo, a Ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, Alexandre Melo, assessor de José Sócrates para a área da cultura, e na qual se estabeleceu um pré-acordo para a colecção ficar no Centro Cultural de Belém.

Na mesma notícia, é referida Margarida Veiga, entretanto nomeada por Isabel Pires de Lima para a administração do CCB, e na qual esta administradora declara: "Sobre as condições de um eventual acordo, teria que ser muito bem negociado, e, a ficar, seria para fazer um trabalho ao nível educativo muito profundo".

Isto deve ser caso único. Uma reunião a alto nível, de um primeiro ministro, uma ministra e o detentor de uma importante colecção de arte, para acordarem a instalação da colecção em Portugal.

De seguida, e ultrapassando o primeiro ministro e a ministra, uma administradora vem estabelecer as condições para esse mesmo acordo, e deixando no ar algo como "e, a ficar..." ou "um eventual acordo teria que ser muito bem negociado".

Dá para entender ?

Mas não é tudo.

Ainda na mesma página do mesmo jornal é dado conta que António Campos Rosado teria sido convidado para ocupar o cargo de director do centro de exposições do CCB, cargo deixado vago pela demissão de Delfim Sardo.

Mas se a colecção Berardo vai para o CCB, e na entrevista à revista Actual do Expresso de 10 de dezembro passado Joe Berardo é muito claro ao afirmar que pretende ter uma equipa própria de programadores (paga pelo orçamento de estado, mas controlada por Joe Berardo), o que restará a Campos Rosado para dirigir ?

Os jardins ? a cafetaria e os restaurantes ? ou os espaços públicos ?

Para finalizar, e segundo a TSF de hoje, Frausto da Silva, presidente do conselho de administração do CCB não sabia de nada, relativamente a estas negociações !

Muito mais haverá a escrever sobre este folhetim, mas dada a quadra festiva, ficamos por aqui, prometendo voltar ao assunto, mais tarde.

2 comentários:

Anónimo disse...

gostei particularmente do look very artis do sr comendador na repostagem da tvi que hoje passou no grande jornal do horario nobre, realçando a grande importancia de uma das maiores colecções europeias, a qual a ter como base o ccb ira trazer a este um sem numero de visitantes.

de realçar os comentarios, na referida peça, da senhora ministra, que o futuro projecto, leia-se fundação, será muito parecido, senão identico ao de serralves, mas para isso adiantou ela, teremos os dois meses que se seguem para aprofundar e estudar o projecto.

sera portanto a nova fase do ccb (comenda & comendador @ belem)

Belogue disse...

Perdoe-me a azelhice, mas não li as declarações de Margarida Veiga assim. Vejo-as como sendo as declarações de uma pessoa que não se encontra nada contente com a ida da colecção berardo para o CCB. Mas se calhar, quer dizer a mesma coisa.