POSTAIS DE NATAL
Caravaggio
Nativity with Saints Francis and Lawrence
1609
San Lorenzo, Palermo
Caravaggio era na sua época aquilo que hoje podemos chamar de delinquente e marginal. Tanto que, no Verão de 1605 atacou de forma tão brutal um notário chamado Pasqualone que foi obrigado a fugir de Roma durante algum tempo. Em Maio de 1606, uma rixa que teve como mote uma aposta por causa de um jogo acabou com a morte de Ranuccio Tomasoni, amigo de Caravaggio, proxeneta e mercenário que fez troça do pintor. Caravaggio foi perseguido pelas autoridades e pela família Tomasoni e deixou para sempre Roma, instalando-se mais para o Sul, em Nápoles, Palermo, Siracusa, Messina e Valetta. Durante os 4 anos seguintes (o pintor morreu em 1610), produziu cerca de 24 quadros que são ainda mais marcadamente sombrios e perturbantes.
É desse período (1609) esta Natividade com São Francisco e São Lourenço, quadro que foi roubado em Outubro de 1969 da Igreja de São Lourenço em Palermo, onde estava colocado desde que foi concebido.
A composição da obra não é tão bem sucedida como em outros casos: veja-se que a atmosfera é contida, não há a tensão claro-escuro. Há porém a noção de que Caravaggio já não procurava transmitir a alegria da redenção, mas a incerteza do futuro.
Debaixo do tecto do estábulo de Belém, cujas paredes laterais desaparecem diluídas em castanho, podemos ver pastores e santos que vieram para adorar o Messias. Só que as figuras estão retratadas de tal forma que facilmente podíamos confundir São Lourenço, que se encontra à esquerda, com um arcediago e São Francisco, com um pastor. Existe uma figura, o patrono que representa a igreja que encomendou a obra, e uma outra que representa a Ordem a que a igreja pertence. Entre todas as figuras não é possível definir José, o pai de Jesus.
O centro da composição é partilhado simultaneamente pelas figuras que vieram para adorar o Menino. Jesus nu está deitado numa enxerga de palha e em alguns panos brancos. Ao seu lado Nossa Senhora está inclinada no chão e enverga um vestido curto que além disso lhe cai do ombro direito. A vaca que aperece atrás de São Lourenço também está a olhar nessa direcção, na direcção do Menino. Acima de todas estas figuras está um anjo que desce do céu. Na mão esquerda traz uma fita com os dizeres "In Excelsis Deo", enquanto a mão direita aponta para cima, como se ao olhar simultaneamente para a criança quissesse assegurar que aquele era realmente o filho de Deus.
Sem comentários:
Enviar um comentário