POSTAIS DE NATAL
Marten de Vos
Nativity
1577
Vrouwekathedraal, Antuérpia
Marten de Vos passou algum tempo em Itália onde se familiarizou com a arte da Renascença. Isto pode ser visto nos detalhes (um pouco ao estilo de Mantegna, segundo opinião da Beluga), como as poses vivas e a abordagem realista da anatomia, bem como as referências à Antiguidade Clássica.
Nesta Natividade podemos ver que a composição está dividida em duas partes: a primeira dedicada a cenários arquitectónicos e a outra, a paisagens, algo que era típico da pintura veneziana do século XVI.
Começamos logo por ver três pequenos anjos ajoelhados com Maria e José na adoração ao novo Messias. Atrás temos a vaca e o burro, mais atrás as ruínas e ainda mais afastados, anjos um pouco acima do dorso da vaca. De facto podemos dividir o quadro em quatro planos: o primeiro onde surgem a Virgem e os anjos, o segundo ocupado por S. José e pelos animais, o terceiro é o das ruínas e no quarto, os anjos. Estes têm como função anunciar o Nascimento de Cristo a um grupo de pastores.
A ruína que se desenvolve atrás de José representa a derrota do paganismo que se dá através da vinda do Salvador. O artista tornou o simbolismo ainda mais literal ao incluir nessas ruínas um friso com um relevo onde se notam os contornos de um nu feminino, possivelmente, Vénus. Podemos ver ainda nesse mesmo friso outras figuras que representam o mundo pagão do amor livre e em comunhão com a Natureza, por oposição ao amor divino através do qual Cristo foi concebido.
1 comentário:
Tudo Ok. Obrigado
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