terça-feira, 3 de janeiro de 2006

NÓS POR CÁ TODOS BEM
Temas do rectângulo

A EXONERAÇÃO DE FRAUSTO DA SILVA DO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, OU A POEIRA QUE ANDA POR AI (SERÁ DO LISBOA/DAKAR?).

Contrariando todas as tomadas de posição públicamnete assumidas, a Ministra da Cultura informou ontem o país, em directo pela televisão, de que tinha exonerado Frausto da Silva de Presidente do Conselho de Administração da Fundação que gere o Centro Cultural de Belém.

E Isabel Pires de Lima contraria afirmações anteriores, dado que, em declarações feitas no início de Dezembro em entrevista "de rua" feita pela televisão a Ministra afirmou, relativamente ao CCB, ser esta uma questão que iria demorar bastante tempo a resolver, ou, na entrevista concedida ao Expresso em 23 de Dezembro, e ainda sobre o CCB, à pergunta "Não está prevista uma revisão dos estatutos", respondeu "Porventura essa poderá ser uma hipótese", e a uma nova pergunta, desta vez " Mas não está nada assente?", respondeu "Não. Os dossiês têm de ser trabalhados para se encontrarem soluções".

E ainda não decorreram 15 dias !

Mas valerá a pena perder mais tempo com a ainda actual Ministra da Cultura ?

Pensamos que não. Pelo menos no curto prazo, enquanto se aguardam novidades.

Para finalizar este texto, recordamos, em link disponivel mais abaixo, a carta aberta que François Pinaul escreveu no jornal francês Le Monde, relativamente à sua desistência de instalar um museu de arte contemporânea na ilha de Seguin, a tal que o governo francês ofereceu a Joe Berardo para instalar um museu para expor a colecção Berardo.

Não é por nada, é só uma questão de "apetites".

Então fica aqui o LINK

4 comentários:

Anónimo disse...

Se foi o PM que resolveu a questão "Colecção Berardo", agora só restava a Pires de Lima fazer o que tinha que ser feito: afastar Fraústo da Silva, uma vez que este era contra a colecção ficar no CCB. Para a direcção do CCB tinha que ir alguém da confiança do PM e do seu Assesor para a Cultura.
So what?
O que eu gostava de ver neste blog era um pouco mais de reflexão, e menos a repetição daquilo que já todos sabemos. Menos perseguição e mais pensamento reflexivo...Que tal?

Anónimo disse...

"Num mundo atravessado por lobbies, promiscuidades e variados grupos de interesse como é o da arte contemporânea em Portugal (...), o caminho que Mega Ferreira tem pela frente está cheio de armadilhas que interessa perceber como vai superar."
José Manuel Fernandes, PÚBLICO, 3-1-2006

Anónimo disse...

É estranho neste mundo que mesmo aqueles que ocupam "os cargos", ou seja o Primeiro Ministro, o Director de uma Fundação, sejam lançados na praça pública como se fossem meros marginais do elenco principal.

Podemos juntar a este caldeirão o dito Conselheiro (habitualmente cabe-lhe a figura do Demiurgo). Aqui hesitamos entre o Comendador, o Primeiro Ministro, a Ministra, o adjunto, o prevericador (este será no fim conhecido geralmente como bode de espiatório), até podemos chegar a outros (neste país há "outros", há sempre OUTROS.
Porque só neste caminhos (hoje também interpretados como "blogs") podemos ser justiceiros sem troca de desígnios ou caprichos pela eternidade aquém de uma verdadeira vocação redentora.
Devem lembrar-se que esta bloguia é temporária e apesar de tudo apenas temporal na proporção dos impropérios que se lançam para o asfalto sujo e por lavar a respeito de quem quer que seja.

Voltarei.

Anónimo disse...

é chegada a hora da verdade e da verosimilhança, daquilo que se torna verossímil para todos nós. __Para os anónimos (aliás, aqui somos todos anónimos, a Formiga, a "atomic ant", os vários anonymus que proliferam.......é interessante a entrada de uma figura pertencente ao universo "comic") e para os alvos, aqueles de se fala com ou sem razão, por vezes com razão, por vezes sem razão. __É assim o Bloguismo, é democrático e improvável de existir se não fosse esta tubagem (infinita) e "mágica" que é a WEB.__Sendo assim, eu que prefiro os pactos de verdade (ou de morte) e dou a conhecer, aqui e em primeira mão que vai ser difundido um comunicado para que os mais atrevidos, mas também os mais conscientes, os mais ousados sem motivo e sem mazelas, e todos os outros sejam quer forem, que possam traçar um retrato Robot da Formiga Bargante.__Calma Formiga................ não é o mesmo que lhe arrancar a máscara.__Pelo contrário, é como atirar a bola de pano ao boneco (lembra-se?) só que aqui não é o boneco que cai em prol do premiozito que nos é devido e devolvido.__Aqui é diferente, é começar a construir ( desenhar seria uma palavra "culta" que podia sofrer interpretações de gostos, tendências e aproveitamentos diversos que aqui são bastardos), como dizia, começar a construir o esqueleto -irónicamente, porque a formiga não tem esqueleto- a forma do figurão que segura este estandarte do bem e da explanação das vidas imaginárias e podres dos mais àvidos e dos mais pobres que aqui vêm beber a novidade, qualquer que ela seja.__Meu amigo, chegou o momento de também nós (todos nós) podermos deitar-nos a adivinhar. Conhece com certeza a expressão e é com respeito e pudor que não lhe dá uso.__Em breve o Retrato Robot vai começar a formar-se. Espero que acompanhe com atenção e com a disponibilidade de tempo que tiver................____Voltarei!