BELUGA OU A FORMIGA A QUATRO MÃOS
Ulisses, o herói e mito grego abriu as portas da sua casa à revista Faces. A personagem principal da Odisseia e da Ilíada do famoso escritor Homero diz-se ainda a “recuperar” após ter ganho o prémio Babel 326 a.C. para construções arquitectónicas e de disfarce em toda a Grécia Antiga.
Nos dois anos que passaram a Academia premiou Dédalo; em 324 a.C. pelo trabalho realizado com a vaca de madeira usada por Pasífae para seduzir o touro branco do qual nasceu o Minotauro, e em 325 a.C. pelo desenho do labirinto de Cnossos na qual o mesmo touro morreu.
Este ano o prémio Babel coube ao “Cavalo de Tróia” desenhado por Ulisses e que permitiu aos gregos vencer a guerra contra os troianos. O viajante mostrou-se “muito honrado com esta distinção” e afastou as possibilidades de voltar a fazer a volta ao mundo em dez anos como aconteceu e foi retratado na Odisseia. “Com este prémio, eu e a Penélope só voltamos a viajar em pequenos jactos e serão pequenas viagens”. Ulisses não revela o futuro mas a Faces pode adiantar que em 2004 a APF (Associação Portuguesa de Futebol) está a pensar em contar com o trabalho e conhecimento de Ulisses para construção de Estádios de futebol naquele país no âmbito de um evento que reúne equipas de vários países vizinhos e que a Grécia sabe vir a ser a vencedora.
O arquitecto que nos recebeu em sua casa na baía de Naxos resumiu numa frase o segredo para uma casa very tendance e com estilo: “Ponha a parede abaixo que fica com um salão enorme, pecebe?”
4 comentários:
Parede abaixo?
Sim. É uma expressão, 'pecebe?'. Imagino duas senhoras que se denominam decoradoras de interiores, vestidas de pele de leopardo a dizer "mude essas jarras daí e ponha ali. Não, ali" e "Não vá, 'tufone'" a fazer "decoração de interiores".
Percebe ou não?
Não!
GOD!!!
Senhoras que passam o dia a falar de marcas e que como não têm nada que fazer tornam-se decoradoras de interiores (qualquer pessoa pode ser), o que é muito diferente de ser arquitecto. Ulisses foi de facto quem projectou o Cavalo de Tróia - assim como Dédalo foi o arquitecto da vaca para pasífae e do labirinto -, mas isso é muito diferente de ser arquitecto. Um arquitecto pode dizer: "ponha a parede abaixo que fica com um salão enorme", mas um simples guerreiro que se vê promovido a figura de proa da Odisseia, não pode. Ulisses é uma senhora de copo de champanhe na mão a dizer "ponha a parede abaixo", com a mesma leveza com que podia dizer "olhe, coloque o quadro antes naquele canto". 'PECEBE?'
Enviar um comentário