quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

BELUGA OU A FORMIGA A QUATRO MÃOS

“Era um D. Juan por favor”; “D. Juan não temos, mas temos Casanova”; “Não, queria mesmo um D. Juan”; “Mas olhe que muita gente tem levado Casanova e não se tem queixado”; “pois, mas não é a mesma coisa”; “Ah não? Então porquê?”; Porque...

D. Juan é o sedutor altruísta, aquele que seduz pela dedicação à mulher, pelo gosto em fazê-la sentir-se bem. É o tipo de sedutor que faz o sexo oposto sofrer, mas permite que desse sofrimento, que para ele funciona como fonte de prazer, (podendo classificar-se de sádico) lhe dê razões para sobreviver ao mesmo. A mulher “fisgada” por D. Juan pode dizer: “fui gostada”. Já com Casanova é o contrário e por isso mesmo o desculpamos mais nos danos colaterais da sua sedução: Casanova seduz para se distrair, para colmatar os desencantos e o tédio da vida. Não é no entanto passivo; ou seja, não espera que a mulher, vendo um apelo ao seu lado maternal e protector, repare no seu ar triste e abandonado e lhe caia nos braços. Servindo-se dele, age como um predador que ronda a presa e a persegue pela coutada até se saciar.

Este post não é inocente nem feminista, nem reflecte qualquer vivência pessoal, pois mesmo que tentasse ser o segundo, nunca seria o primeiro. Nem um nem outro nos interessam. Tem uma base (D. João de Moliére no TNSJ) e é assexuado, porque é apenas um post e não um partido político com cotas pré-definidas de representação de géneros. Hoje olhamos para a peça e reconhecemos naquele comportamento semelhanças com a nossa própria vida, mas o que existiu em Moliére, já tinha existido antes em Tirso de Molina e na própria lenda em si. D. Juan é parte lenda e parte verdade. Existiu de facto na Sevilha do século XIV um D. Juan Tenório pertencente a uma família nobre de Espanha e que matou o comendador Gonçalo de Ulhoa, pois este queria opor-se ao rapto da sua própria filha por parte de D. Juan. O comendador foi sepultado no convento de S. Francisco e na capela de família foi colocada uma estátua sua. D. Juan porém, porque gozava das boas graças de um nascimento privilegiado, prosseguiu com a sua vida, o que irritava os franciscanos. Estes, para vingarem a morte do comendador e castigarem D. Juan, atraíram-no para o convento onde o mataram, espalhando em seguida a notícia de que a estátua do comendador é que o havia puxado por entre as fendas do soalho e este caíra no Inferno (na encenção de Ricardo Pais, D. Juan é puxado pelo comendador para o interior de uma estrutura de tábuas de madeira).

Esta é a história base (e que acredito ser real), à qual foram sendo acrescentados pormenores. Tirso de Molina, um frade pregador, pegou neste tema e escreveu “O burlador de Sevilha e convidado de Pedra” baseado na história de D. Juan. (Nesta versão já se introduz a sedução explícita e não apenas como mote para o desenrolar da trama. Só que o D. Juan de Molina mostra arrependimento no final (grita, enquanto é puxado, para que o céu lhe perdoe), enquanto o de Moliére, não.

O D. Juan de Moliére evolui como a própria lenda: passa de Conde Drácula personagem literária, sugador de pescoços e com brasão lendário para vampiro – misto entre homem e morcego, se bem que como na Europa não encontramos exemplares de morcegos que suguem humanos estamos em crer que essa é uma importação de uma conquista além mar – e por fim, desce ao nível mais baixo (ao Inferno) quando se torna num lobisomem, sem a dignidade de um homem nem de um animal, condenado a viver nas trevas: a sua própria mentira.

“Que bela coisa querer fazer gala de uma falsa honra em ser fiel, amortalhar-se para sempre numa paixão, e fica morto desde a juventude para todas as outras belezas que nos podem ferir os olhos: não, não, a constância só é boa para os ridículos, todas as belas têm o direito de nos encantar, e a vantagem de uma ter sido a primeira, não deve de forma alguma retirar às outras as justas pretensões que todas têm sobre os nossos corações. A mim, a belez arrebata-me onde quer que a encontre; e cedo facilmente à doce violência a que ela nos arrasta; pouco importa ter um compromisso, o amor que sinto por uma bela não obriga de forma nenhuma a minha alma a ser injusta para com as outras; conservo os olhos para ver o mérito de todas, e presto a cada uma as homenagens e os tributos a que a natureza nos obriga. O que quer que suceda, não posso recusar o coração a tudo o que vejo de amável, e mal um belo rosto mo pede, nem que tivesse dez mil, dá-los-ia todos”.

D. João, Moliére, Acto 1, cena 2

Sem comentários: