CÁ VAI LISBOA, DE ARQUINHO E BALÃO...
Verso de uma antiga marcha de Lisboa
Na passada quarta-feira, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou (apenas com o voto contra do vereador do BE José Sá Fernandes) a criação do Comissariado da Baixa-Chiado.
Este comissariado terá seis meses para apresentar um "plano estratégico" que "enquadre a grande operação de revitalização" que a câmara pretende levar a cabo naquela zona.
Entretanto, e desde já, o comissariado articulará as quatro entidades camarárias que neste momento actuam na zona da Baixa-Chiado: Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Pombalina, a Agência de Promoção da Baixa-Chiado, a Unidade de Projecto da Baixa-Chiado e o Fundo Remanescente do Chiado.
Esta notícia vem demonstrar, se tal fosse necessário, a total incapacidade da nossa classe política para compreender e resolver os problemas com que esta cidade se debate.
O incêncio do Chiado foi em 1988 !
Estamos em 2006 !
Já passaram 16 (dezasseis) anos !
Só agora é que os actuais dirigentes camarários reconhecem que não existe, ou dizem que não existe, "plano de revitalização da Baixa-Chiado".
Mas, quanto à Formiga Bargante, este até nem é o dado mais grave.
Que não exista plano para a revitalização da Baixa-Chiado, dezasseis anos após o incêndio, é grave, mas o mais grave é não existir um plano global para a cidade de Lisboa.
Os problemas da desertificação, os problemas do trânsito, os problemas da segurança, os problemas da perca de competitividade, os problemas do parque habitacional, entre outros igualmente importantes, alguém saberá dizer qual é a resposta para enfrentar, de forma global e coordenada, estes problemas ?
E o problema não surge com este executivo, o problema é bem mais antigo e envolve executivos camarários presididos por socialistas ou sociais-democratas, em aliança com o Partido Comunista, no caso dos socialistas, ou com o CDS-PP, caso dos sociais-democratas.
E o bom povo de Lisboa continua a ir às urnas para eleger os seus representantes, ora seja por um túnel (o do Marquês), ora seja por sêr "o candidato mais tranquilo", ou...
Como se fosse possivel resolver, de forma séria e eficáz, a revitalização da Baixa-Chiado ignorando por completo os problemas bem mais complexos da cidade como um todo.
Cá vai Lisboa, de arquinho e balão... (até quando?)
sexta-feira, 10 de março de 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário