quinta-feira, 22 de junho de 2006

MANUEL SALGADO OU, DE UMA ENTREVISTA DE FAZER MEDO AO MEDO (III)

Jornalista - Hoje vamos à Baixa e temos um eixo fortíssimo sul-norte, Terreiro do Paço-Rossio. Como é que vamos sentir que há aqui um centro comercial?
Manuel Salgado - O que é que distingue um centro comercial? Limpeza comum, segurança comum, promoção comum, marca comum, mesmo as regras. Num centro comercial, por exemplo, não se vê um papel colado de qualquer maneira num vidro.
in: jornal público de 10.6.2006

Decididamente, os centros comerciais não são o forte de Manuel Salgado.
Um centro comercial começa por sêr um modelo de negócio, no qual os promotores definem as chamadas lojas-âncoras (cinemas, supermercados, lojas tipo FNAC ou WORTEN), depois o tipo de actividades a desenvolver no centro comercial (restauração, cosmética, decoração, etc. etc. etc.) e, em seguida, as áreas que cada uma destas actividades vai ocupar, em termos percentuais e de localização.
Ou seja, aquilo que destingue os centros comerciais de sucesso dos centros comerciais fracassados, é um modelo de negócio bem estudado e melhor aplicado, e no qual os factores que Manuel Salgado aponta como caracterizadores dos centros comerciais mais não são que um conjunto de regras e serviços comuns, ao serviço do tal modelo de negócio.
Devemos ainda acrescentar que não é qualquer um que tem loja aberta nos centros comerciais de sucesso. Sempre que surge uma vaga, os candidatos têm que apresentar o seu modelo de negócio, e só se estiver conforme o modelo de negócio global ele é aprovado.

Para que a peregrina ideia do centro comercial tivesse "pernas para andar", seria necessário fazer um plano de negócios para a zona. Mas como é possivel, se as lojas já lá estão?

Já agora, e para "ajudar" os autores do plano da Baixa-Chiado, nada como lhes referir que estes e outros temas desta zona já foram estudados pelas mais diversas pessoas e entidades, e de entre elas vamos citar elementos de um estudo feito por Teresa Barata Salgueiro, docente da faculdade de letras da universidade de Lisboa, sobre o comércio existente na Baixa-Chiado.

"Estudos conduzidos por nós na Baixa revelaram que, de um conjunto de 377 estabelecimentos nas ruas principais, só 10% pertenciam ao nível A ou AB, encontrando-se 40% no nível C, principalmente no domínio do equipamento profissional, para o lar, de saúde e restauração. A classe A e AB era quase integralmente preenchida por lojas de vestuário, calçado e acessórios. Na margem oriental da Baixa (rua dos Fanqueiros e da Madalena), cerca de metade dos 264 pontos de venda mereceram classificação de C e nenhum obteve A ou AB".
" Na sequência da intervenção no Chiado e da objectiva requalificação desta área, nos últimos inquéritos efectuados já se constata nitidamente uma distinção entre o Chiado e a Baixa em termos de qualidade do comércio, considerada inferior na última área".

Com esta tipificação do comércio da Baixa, o tal centro comercial proposto pela comissão do plano para a Baixa-Chiado, aqui representada pelo arquitecto Manuel Salgado, é uma versão bera do Centro Comercial da Mouraria, alí no Martin Moniz.

E não é "disto" que a Baixa necessita !

Veremos.

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