quarta-feira, 29 de novembro de 2006

DA DOR DE CORNO

Museu do Chiado perde obras de Almada.
"O Museu do Chiado vai perder três trabalhos assinados por Almada Negreiros.
Os baixo-relevo Gato Félix, Jazz e Bar de Marinheiros, em exposição permanente desde que Manuel de Brito os deixou em depósito no museu em 1994, vão ser reclamados pela família do galerista no próximo ano para integrar o Centro Manuel de Brito (em Algés)".

"Tanto Pedro Lapa como Raquel Henriques da Silva sublinham que a recuperação destas obras deveria ser apoiada pelo Estado, apesar de estarem nas mãos de privados. "Trata-se de obras não menos importantes do que outras a que se tem dado prioridade, nomeadamente de arte sacra" diz Pedro Lapa.
Estamos a falar do Almada, um dos artistas mais singulares da história da arte portuguesa".
in: vanessa rato - jornal público de 29.11.2006

O "nosso querido" Pedro Lapa no seu melhor.

Director do Museu Nacional do Chiado desde 2000, o que fez para destacar Almada Negreiros e os paineis em depósito no Museu?

Nada!

Director do Museu Nacional do Chiado desde 2000, o que fez para destacar, de forma permanente, junto dos visitantes nacionais e estrangeiros, aquele que ele próprio considera "um dos artistas mais singulares da história portuguesa".

Nada!

Director do Museu Nacional do Chiado desde 2000, o que fez para manter em Lisboa a colecção de Manuel de Brito, nomeadamente no "nosso" Museu do Chiado?

Nada!

E agora atreve-se a mandar "uma boca" a Dalila Rodrigues, Directora do Museu Nacional de Arte Antiga, que teve o "descaramento" de, em dois anos, mais que duplicar as visitas ao "nosso" Museu Nacional de Arte Antiga, enquanto Pedro Lapa, nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro de 2006 (neste momento ainda não públicos os números de Outubro...) obtém para o "nosso" Museu do Chiado o menor número de visitantes da história do Museu!

Se este fosse um país decente (LINK), há já muitos anos que não ouviamos falar de Pedro Lapa.

Mas, como somos o país que somos, aí está Pedro Lapa no seu máximo explendor, Director do Museu Nacional do Chiado e "Curator" da Ellipse Foundation.

Como diria Almada: morte ao Lapa, PIM !

1 comentário:

Anónimo disse...

PIM!!!