terça-feira, 19 de dezembro de 2006

A CASA DA MÚSICA,
GUTA MOURA GUEDES OU
"DEIXA-ME RIR"*

















Segundo o jornal Público de hoje, e por proposta de Guta Moura Guedes, assessora de Comunicação, Marketing e Desenvolvimento da Casa da Música, Stefan Sagmeister vai criar a nova imagem da "Casa".

Ainda segundo aquele jornal, as grandes referências deste designer são as capas que criou para nomes como Rolling Stones, Lou Reed, Laurie Anderson ou David Byrne.

Mas o mais hilariante da notícia é-nos dada neste parágrafo:

"O designer irá inclusivamente intervir na sinalética da Casa para a tornar mais entendível a quem a frequenta - "é essa a ideia de abrir a Casa", afirmou a assessora (leia-se Guta Moura Guedes).

Um qualquer mortal lê e não acredita: então agora a "Casa" abre-se não em função da programação, da actividade pedagógica ou da capacidade de captar novos públicos, mas sim em função de uma qualquer sinalética?

E mais: ainda segundo o jornal o designar austríaco desenhou apenas uma capa para Lou Reed, outra para David Byrne e outra para os Rolling Stones.

Considerando que o facto de desenhar capas para albuns daqueles respeitáveis "senhores" é factor importante (que não é) para uma decisão destas, pergunta-se: em função das dezenas de discos já editados por aquele trio, será que os desenhadores das outras capas também foram considerados?

Mas não haverá maneira de meter esta "gentinha" na ordem?

* - escute-se jorge palma e "deixa-me rir".

4 comentários:

AM disse...

Já fui investigar o trabalho do tal Stefan
É tudo muito levezinho, muito POP (no mau sentido)
Enfim... é o estilo G(r)uta a "assessorar" na casa da música

[A] disse...

( pensei que o texto fosse sobre alguma pin-up...)

playout disse...

Stefan Sagmeister é um dos mais conhecidos e respeitados designers a nível mundial.

O Sérgio Andrade, autor do texto publicado, não é formado em design, e como tal é normal (assim como em muitos outros textos publicados nos jornais diáriamente) que não tenha um conhecimento alargado o suficiente sobres estes assuntos.

É pena que não haja crítica profissional de design em portugal, mas as noticias têem de ser escritas por alguém.

João Barbosa disse...

Bem, nem contesto a competência do senhor. A questão é de princípio. Das duas uma: ou o trabalho devia estar feito e pronto desde o início, e não está, o que é mau; ou vai ser reformulado, porque o que existe não serve ou não presta, o que é pior, porque gasta-se dinheiro duas vezes e demonstra desacerto das opções de quem dirige a casa.
Ninguém pede contas a esta gente?