segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

ALGUNS MILHÕES DE EUROS E QUATRO EDIÇÕES DEPOIS, QUAL O LEGADO DA EXPERIMENTADESIGN?


Nas quatro edições realizadas da ExperimentaDesign, os apoios financeiros directos do Estado Português (Ministério da Cultura e Plano Operacional da Cultura) e da Câmara Municipal de Lisboa, ultrapassam os dois milhões de euros.

A este valor haverá a acrescentar as cedências de espaços, materiais e pessoal de várias entidades, com particular destaque para a Câmara Municipal de Lisboa.

Ignoramos os apoios de instituições privadas, dado que os privados gastam o seu dinheiro da forma como entendem mais conveniente.
Mas foram apoios muito, mas mesmo muito elevados.

Para além das quatro edições realizadas (1999, 2001, 2003 e 2005 ) a ExperimentaDesign lançou os seguintes projectos:

Designwise (link)
Desde Novembro de 2002, mês em que iniciou a comercialização dos objectos escolhidos para este conceito, foram executados 9 projectos, com vários pontos de venda em Portugal e 2 lojas em Espanha (Figueres e Madrid) e uma loja em Paris.
Se perguntarem, nas lojas portuguesas indicadas, por objectos referentes a esta linha estratégica da Experimenta, vão ouvir das boas...

VOYAGER (link)
"A Voyager é uma instalação/exposição sobre criatividade portu­guesa e é, também, uma operação de comunicação, desenhada para ser mostrada no estrangeiro e em Portugal".
Sobre este projecto, consultem o link fornecido para verificarem do "trabalho" de promoção do design nacional efectuado por este projecto.

GUTA MOURA GUEDES (link)
De desconhecida gestora hoteleira, antes de 1999, a entrevistadora de televisão (Encontro Marcado na SIC Mulher), fundadora da ExperimentaDesign, Administradora do Centro Cultural de Belém e actualmente a trabalhar na Casa da Música, este foi, sem sombra de dúvida, o projecto mais conseguido da ExperimentaDesign.

Alguns milhões de euros de fundos públicos depois...

Sem comentários: