"So So" - Arte e Assim, Revista Mensal - Janeiro 07
- curtas do mundo da arte -
O MoMA foi esta semana visitado pela polícia de Nova Iorque. Em causa não está nenhuma operação de segurança, mas sim a entrega às Demoiselles d'Avignon de uma intimação para se apresentarem na esquadra mais próxima a fim de prestarem declarações no âmbito do processo "Cubismo Dourado". Este mega processo pretende colocar um ponto final na prostituição praticada nas galerias de arte, museus e fundações da cidade e visa as cinco senhoras do quadro de Picasso, devido a uma denúncia de Gris, que alertou para o facto do seu rival estar a praticar lenocínio. Picasso continua a monte.
Picasso
Les Demoiselles d'Avignon
1907
MoMA, Nova Iorque
O homem de braços no ar do famoso quadro de Goya, resolveu baixá-los depois de ter sido abordado pela Procter and Gamble para protagonizar um anúncio de um novo produto. Trata-se de um desodorizante de longo alcance e criado para o Verão quente que se aproxima. Segundo fontes da multinacional, a personagem ficou muito satisfeita pois estava cansada e o cheiro na sala de exposições matava todos os ratos, únicas companhias da pintura, uma vez que a sala estava fechada ao público. "As outras personagens do quadro não são verdadeiras, estão empalhadas", disse o próprio Goya que se mostrou muito satisfeito com o relançamento da carreira da sua personagem.
Goya
The shootings of May Third 1808
1814
Museo del Prado, Madrid
Soube-se hoje a razão para o sorriso de Mona Lisa: a Gioconda gosta de minuetes. No momento da pose pediu a Leonardo da Vinci para este lhe tocar no cravo um minuete a uma mão. (E mais não digo)
Leonardo da Vinci
Mona Lisa
1503-1506
Louvre, Paris
2 comentários:
outra gargalhada... também MUITO GRANDE!!!!
beluga... :)
Enviar um comentário