segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

IMPORTA-SE DE REPETIR?

"Da sua experiência como provedor de menores, em Espanha, pode afirmar que a maior parte das crianças que se revelam pequenos ditadores serão jovens delinquentes?

Há jovens que só são ditadores dentro da sua casa, outros generalizam essa conduta no seu relacionamento com outros cidadãos. Em Espanha, em 2006, houve sete mil casos de pais que denunciaram os seus filhos por agressão. Em Portugal este problema começa agora a surgir, embora a falta de respeito nas escolas seja muito grave.
in:javier urra - jornal público de 26.2.2007 (link)

Raras vezes em Portugal o problema da falta de interesse pelo estudo e de falta de respeito para com os professores, por parte dos alunos, é apontado como uma das causas primordiais para o insucesso escolar.

Ou é a Ministra que é má, ou a reforma do ensino que não funciona, ou a falta de empenho dos professores, ou, etc. etc. etc.

Raras vezes é focada a atenção num dos agentes deste sistema, os alunos.

Será porque isso implica rever o modelo social em prática, ou a responsabilidade dos pais na educação escolar e cívica dos filhos, ou tentar perceber/entender que num país em que a taxa de analfabetos funcionais é enorme, o sucesso escolar é uma miragem de longo prazo, por mais reformas que se façam?

Aliás, não é por acaso que a estação de televisão mais vista no rectângulo, a TVI, apresenta para hoje a seguinte programação:

17.45 - Morangos com Açucar (telenovela)
19.00 - Morangos com Açucar IV (telenovela)
20.00 - Jornal Nacional
20.30 - Futebol: Benfica vs Paços de Ferreira (futebol)
22.15 - Tempo de Viver (telenovela)
23.15 - Tu e Eu (telenovela)

Com futebol e telenovelas, estão à espera de quê?





1 comentário:

João Barbosa disse...

O futebol é que induca e a nuvela é quinstrói!

Antes era o fado, futebol e Fátima. É hoje?