quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

"So So" - Arte e Assim, Revista Mensal - Fevereiro 07

- curtas do mundo da arte -

Yves Klein constituído arguido no caso Apito Dourado. Maria José Morgado declarou Yves Klein arguido do caso Apito Dourado, tendo por base o resultado das buscas da semana anterior a casa da ex- mulher de Pinto da Costa, Carolina Salgado. Segundo foi apurado pelas buscas, Carolina não tinha um lagarto pintado na saia, como dizia a canção, nem mesmo uma mancha no vestido azul como a Mónica Lewinsky. Na habitação os inspectores da Polícia Judiciária encontraram na parede da casa um Yves Klein Monochrome 3, o que levantou grandes suspeitas. Carolina diz não saber “para que era aquilo. Pensei que fosse uma coisa moderna pintada por um senhor da Foz a quem o meu ex-marido dava uma esmola aos Domingos de manhã”. Yves Klein mostrou-se indignado e inquiriu-nos: “Cui Bono?” Nós também colocamos essa pergunta na redação aquando da questão da pertinência desta notícia.

Yves Klein
Monochrome 3

1960
Musée National d’Art Moderne


Notícia de última hora: fugiu do seu quadro um pingo de tinta branca. Este pingo vestia na altura calças brancas, camisola de lã branca em ponto de arroz, ténis brancos, meia branca (o que é uma boa pista) e já tinha idade para ter cabelos brancos. O pingo tem cerca de 50 anos, sofre de perturbações mentais, pertence a um grande tubo de acrílico e morava no quadro de Pollock desde que nasceu. Desde que foi espremido do tubo. O pingo não se encontra armado, não é perigoso, mas uma vez colocado num quadro de Kandinsky torna-se irreconhecível. Dá-se recompensa a quem o encontrar, pois está a fazer muita falta no quadro de onde saiu.

Jackson Pollock
Lavender Mist, number 1

1950

Christo e Jeanne Claude vão intervir no Iraque. O governo irquiano convidou a dupla a apresentar uma proposta para a concepção de uma obra de arte digna do profeta em terras de crescente (vermelho). O governo deixou aos dois artistas total liberdade de criação e critérios de escolha de materiais e temáticas, mas foi adiantando que gostaria de ver o Iraque embrulhado em papel dos CTT com lugar na “escultura” para o destinatário: “Administração Bush, Casa Branca, Washington”. Só gostaríamos de manter aqui os poços de petróleo. Tudo o resto pode ir, até porque quase não sobra nada do Iraque nos dias que correm”, disse um responsável do Ministério da Cultura iraquiano.

Christo e Jeanne-Claude
Surrounded Islands
1980-83
Biscayne Bay, Florida

Sem comentários: