quarta-feira, 21 de março de 2007

ESPERAR PARA VER

O nosso pequenino mundo está em grande ebulição. À direita, no PP, onde antes havia personalidades que se odiavam cordialmente - expressão usada por um velho dirigente -, caiu o "cordialmente". Nos salões bem almofadados de um hotel de cinco estrelas, montou-se uma enorme peixeirada com os mais inesperados intervenientes. O resultado final será catastrófico.

No PSD, Santana Lopes já ameaça voltar, tal é o vazio que vê na liderança e à sua volta; mas a hora dificilmente será dele. Peixes de águas mais profundas sabem que ainda não é o momento-chave e não embarcam nas primeiras marés.

O PCP apressa-se, via CGTP em montar o cenário para uma greve geral. A ocasião é boa - cresce o descontentamento.

No PS, as certezas deram lugar a algumas dúvidas. Então não é que a Ota já não oferece tanta segurança como até aqui? Então não é que nomes que até são próximos do primeiro-ministro já se interrogam sobre se a Ota será a melhor localização para o novo aeroporto? O interessante dos próximos dias será ver como vai José Sócrates "segurar" o voluntarioso e acérrimo otista, o ministro Mário Lino; ou ver se este último deixa de ser otista acérrimo e como vai gerir esse golpe de rins tão complicado.

Dito em bom português, o panorama político baralhou. Baralhou para o Governo e para o PS, porque à medida que se avança no tempo os erros são indesculpáveis e se exige que as opções sejam certas. Baralhou para a oposição, porque no PSD não há umaliderança forte e no PP se desatou aos tiros nos pés num espectáculo verdadeiramente circense. E vai complicar para o PCP, porque, encaminhando-se para a saída do costume - a greve geral -, é bem capaz de encontrar as dificuldades do costume e o resultado do costume.

A ebulição política aconselha alguma moderação esperar para ver.

in: josé leite pereira - jornal de notícias de 21.3.2007

Comentário da formiga: o que nos vale é que "O Povo é Sereno", como dizia o outro...

Sem comentários: