domingo, 25 de março de 2007

- Olá bom dia fala a Marta.
- Estou sim? É do clube “In the lap”?
- É sim. Em que posso ser-lhe útil? Quer dizer, assim, pelo telefone claro. O resto é a pagar. Mas também vamos ao domicílio.
- O meu nome é Pigmaleão e precisava de uma modelo…
- Modelo… Pois, toda a gente quer modelos. Também temos uma massagista, uma relações públicas e uma professora de Biologia da EB 2/3 de Viana do Castelo…
- Não, o que eu queria mesmo era uma modelo…
- Loira, morena, país de leste, brasileira?...
- Não interessa. Tem é de ser bonita.
- Mas assim vai ser difícil. Aqui somos todas bonitas.
- Humm…
- Sim?... Quer ver o catálogo? Pode consultar-nos pela internet no site www.inthelap.com. Espera 5 dias após a “encomenda” e esta ser-lhe-á entregue em casa.
- Não, eu precisava de uma modelo agora.
- Agora? Isso está assim tão mal?
- Não é isso. É que já tenho aqui o bloco de mármore para esculpir.
- Já ouvi chamar-lhe muita coisa, mas bloco de mármore é que não. Presunção e água benta cada um toma a que quer.
- Ó menina arranja-me alguém ou não?
- Assim de repente… não.
- E se viesse você?
- Eu?! Eu tenho de atender telefones até às 17h.
- Venha depois disso. Eu pago bem.
- Isso dizem todos.
- Vem ou não vem? É que se não vem vou ter de me desenvencilhar de outra forma.
- Se eu não for deixo-o, em todos os sentidos, “na mão”, não é?
- É!
- Então está bem. Diga a morada.
...

Giulio Bargellini
Pigmalion
1896
Galeria Nationale d'Arte Moderna, Roma

- Então homem, estou aqui há mais de 20 minutos nua, com um frio que até se me arrepiam as sobrancelhas e você a olhar.
- Estou a estudar a posição.
- Ai minha nossa senhora! Ainda vai aí? Nem amanhã!
- Deixe-se ficar quieta mais uns 30 minutinhos.
- 30 minutos? Está doido? Eu vou mas é para o atelier do Courbet que sempre tem piso radiante.
- Marta!!!
- Isso é um nick, otário!

Sem comentários: