sábado, 28 de abril de 2007

BARCELONA WORK BOX









El cineasta Bigas Luna ha sido el primer creador en acudir a la llamada del galerista Pere Soldevilla, impulsionador de Barcelona Work Box, un nuevo centro de producción, exposición, investigation y difusión de arte e pensamiento. El Work Box -que se situará sobre un solar municipal de unos 3.000 metros cuadrados en la zona del 22@ cedido durante cinco años - se compone de 25 contenedores de barco de unos 15 metros cuadrados que se alquilarán a creadores de divesas disciplinas por 300 euros al mes.
link & link & link

Nota do formigueiro: em Lisboa brinca-se às Experimentas, aos Vazios e outros "orgasmos" criativos.
Em Barcelona (mas não só...) desenvolvem-se projectos bem pensados, amadurecidos e consequentes.
Em Lisboa discutem-se tuneis, em Barcelona (mas não só...) desenvolvem-se iniciativas como 22@ e Work Box.
Já começaram a perceber das razões pelas quais Lisboa é cada vez mais uma cidade periférica, no pior sentido do termo?
Só para terminar, lembram-se das declarações do arquitecto Manuel Salgado quando afirmava que o quartel do Carmo, integrado no Plano de Revitalização da Baixa-Chiado (sim, esse, o da Zézinha...) seria dedicado ao Design (?) dada a próximidade do Bairro Alto e do futuro Museu do Design?
Todo um "programa", aquele plano de revitalização...

2 comentários:

AM disse...

haverá coisa mais ridícula que esse (quase "religioso") passeio de inauguração pelo túnel? Tem qualquer coisa de freudiana... essa descida...

e será que o alcaide de Barcelona tb está... algures?

João Barbosa disse...

concordo que não há coisa mais tonta e pindérica que o inauguracioneirismo, coisa que é, aliás, acompanhada de buzinadela. Contudo, tenho de gritar: NÃO há pachorra para Bigas Luna!
Saludos!