domingo, 22 de abril de 2007

DESVERSOS

Tenho uma comunicação muito grave
a fazer a Vossas Excelências
pior que o meu estado de saúde
é a corrupção nas altas esferas.

eu já andava apreensivo
com as notícias nas gazetas
o que almoça um director-geral
quem ateia fogos nas florestas

(e aqui chegado vão-me permitir
que abra um curtíssimo parêntesis
não acredito que esses incendiários
sejam todos doentes da cabeça

mas enfim de que há-de viver
a nossa pobre e triste Imprensa
quando se atrasa o cometa de Halley
e o Entrudo é um longo bocejo)

neste particular não invento nada
fala-se de escândalos nos gabinetes
a verdade é que algumas histórias
são simplesmente de estarrecer

haveria mesmo ignóbeis luvas
e outras espórtulas financeiras
indignas de um país virtuoso
enquanto Estado de Direito

façam Vossas Excelências a fineza
de acreditar que não exagero
por alegada oposição ao regime
ou propensão para o devaneio

é claro que noutra oportunidade
avançarei com pormenores concretos
por agora limito-me a alertar
reservando o nome dessa gente

Fernando Assis Pacheco - in: As escadas não têm degraus - 3º volume
(publicação não-periódica)
Março de 1990 - Livros Cotovia