segunda-feira, 16 de abril de 2007




A GALINHA DA VIZINHA


I
Hoje, no programa Fim-de-Semana [10:00h-13:00h] do Rádio Clube Português, os seus autores, Luís Osório e Nuno Costa Santos, vão animar uma charla que conta com a minha presença, bem como com as de Isabel Goulão, António Barreto, Pedro Mexia, José Pedro Castanheira e o secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira. É o que se chama um painel heterodoxo.
in: Da Literatura (link)
POIS...


II

A VI Semana da Arquitectura do Instituto Superior Técnico tem por tema “Transformar” e vai incluir um ciclo de conferências entre os dias 16 e 20 de Abril, no campus da Alameda do IST. Serão cinco dias para reflectir sobre o poder de transformação do homem através da arquitectura. O programa previsto é o seguinte:

16 de Abril - Escala, Proporção, Tridimensionalidade, Pedro Maurício Borges e Fernanda Fragateiro;
17 de Abril - Côr, Textura, Luz, Manuel Graça Dias e Pedro Calapez;
18 de Abril - Função, Disfunção, Ricardo Bak Gordon e José Pedro Croft;
19 de Abril - Iconografia, Imagética, Significados, Simbologia, Maria Grácio Nunes, Fernando Salvador e Henrique Cayatte;
20 de Abril - Mentalidades Transformantes e Transformadas, Francisco Aires Mateus e Pedro Brandão.

As conferências terão lugar no anfiteatro VA3 do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do IST, todos os dias às 18h30. O evento contará ainda com a apresentação de 5 instalações dispostas no campo universitário, cada uma referente a um sub-tema em destaque, com exposição de trabalhos de alunos da faculdade, feira do livro com biblioteca especializada a preços especiais e várias outras iniciativas.
in: a barriga de um arquitecto (link)
ALL GOOD FELLOWS
Já agora, um comentário sobre o good fellow Henrique Cayatte:
"As it happened, another exhibition at Experimenta, of recent Portuguese work, carelessly curated by Henrique Cayatte, contained at least two examples of plagiarism and ‘passing off’, and much, though not all of the work, was in no way experimental, but offered only mediocre ‘default options’". - link


III
Ao fim de quase dois séculos, ela aí está outra vez. É a única que não presta contas a ninguém deste mundo, certamente que não ao poder político. Por isso, é a mais livre de todas as Universidades portuguesas. O seu lema: Veritati.
É ainda jovem, fez agora 40 anos. Porém, quem sabe nunca esquece. Está destinada a ser a melhor universidade portuguesa, se não o é já agora. A Biblioteca João Paulo II nas suas instalações em Lisboa é um símbolo - talvez único no país - de consagração à procura da verdade e de abertura à procura da verdade.
Ela é também o exemplo de como a Igreja Católica tem sido frequentemente em Portugal - como em muitos outros países e em muitos outros sectores - o último reduto da liberdade, neste caso da liberdade universitária.
Refiro-me à Universidade Católica.
in:pedro arroja - a blasfémia (link)
DUAS PERGUNTAS INDISCRETAS:
1 - A INQUISIÇÃO (SANTO OFÍCIO PARA OS ÍNTIMOS) ERA O ÚLTIMO REDUTO DE QUÊ?
2 - A IGREJA CATÓLICA "CAPITANEADA" PELO CARDEAL CEREJEIRA, "COMPADRE DE SALAZAR", ERA O ÚLTIMO REDUTO DE QUÊ?

Sem comentários: