NO COMMENTS - II
BREVÍSSIMA RELAÇÃO DA DESTRUIÇÃO DAS ÍNDIAS (1542)
"Descobriram-se as Índias (América do Sul e Central) no ano de mil quatrocentos e noventa e dois. No ano seguinte foram elas povoadas por cristão espanhóis (segunda viagem de Cristóvão Colombo), de forma que há quarenta e nove anos (recorde-se que a BREVÍSSIMA foi escrita em 1542) para elas foram grande cópia de espanhóis, e a primeira terra aonde entraram a fim de a povoarem foi a grande e fertilíssima ilha Espanhola (Haiti), que tem seiscentas léguas em redor".
"Nestas mansas ovelhas, e com sobreditas qualidades dotadas pelo seu Feitor e Criador, entraram desde logo os espanhóis, mal as conheceram, como lobos e tigres e crudelíssimos leões famintos de muitos dias. E outra coisa não fizeram de há quarenta anos a esta parte, até hoje, e no próprio dia de hoje não fazem senão despedaçá-las, matá-las, angustiá-las, afligi-las, atormentá-las e destruí-las por vias estranhas e novas e várias nunca vistas nem lidas nem ouvidas formas de crueldade, das quais mais adiante umas poucas hão-de dizer, a tal ponto que havendo na ilha Espanhola perto de três milhões de almas, que vimos, ali não há hoje de seus naturais duzentas pessoas".
"Entravam pelas aldeias, não poupando crianças nem velhos, nem sequer mulheres prenhas a quem rasgavam o ventre e faziam em pedaços, como se dessem com cordeiros metidos em seus redis. Faziam apostas sobre quem de um só golpe havia de abrir ao meio um homem, ou lhe cortaria a cabeça com uma espadeirada ou lhe poria fora as entranhas. Tomavam pelas pernas as crianças de mama do seio de suas mães, e atiravam com elas contra os penedos, de cabeça".
Frei Bartolomé de las Casas - Brevíssima relação da destruição das Índias - Edição Antígona 1997
quinta-feira, 17 de maio de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário