sexta-feira, 27 de julho de 2007

NO RESCALDO DAS ELEIÇÕES PARA A CÂMARA DE LISBOA

Regressados de férias, e de algumas boas leituras, não deixa de causar espanto a forma como se escreveu e pensou o resultado das eleições para a câmara de Lisboa.

Afinal, o resultado da abstenção e da soma dos votos nos chamados "independentes", veio confirmar um fenómeno que se espalhou por várias democracias europeia, e que consiste no facto do actual sistema político corresponder a um modelo de sociedade que não existe, o de uma sociedade básicamente bipolar, em que de um dos lados estavam os partidos e sindicatos que representavam, maioritáriamente, a classe operária da época, e do outro, partidos que representavam a burguesia emergente, e os grandes interesses capitalistas.

Hoje essa realidade social já não existe, particularmente na chamada faixa de esquerda do sistema, mas a estrutura política que a representava permanece.

No caso particular de Portugal, acresce que além de já não representarem o actual modelo de sociedade, os partidos foram tomados de assalto por uma "gentinha" sem mérito e experiência, que tudo faz para tentar perpetuar o modelo partidária para, a partir daí, aceder a um poder que lhes garante, aos vários níveis, capacidade de controlo e de obtenção de benefícios em proveito próprio, sejam eles de carácter monetário, nobilitário (deputado, por exemplo), ou de presumido reconhecimento social.

Só que o mundo não pára, e Portugal também não.

Ou muito nos enganamos ou em Lisboa nasceu uma tentativa de mudar o sistema político, passando, progressivamente, de um sistema político representativo monolítico, para um sitema político participativo, multi-polar e mais de acordo com o novo modelo social existente.

Mas esta mudança, inevitável, vai ser feita de avanços e recuos, de vitórias e derrotas, mas sempre no sentido da mudança.

Quem não quiser ou puder compreender este processo, arrisca-se a passar ao lado de uma etapa fascinante da construção/consolidação da nossa democracia.

Para a semana continuaremso com este tema.

Sem comentários: