terça-feira, 21 de agosto de 2007

O HERMITAGE NO MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA?

Via blogue de Alexandre Pomar, tomámos conhecimento do protocolo celebrado entre o Ministério da Cultura de Portugal e o Museu Hermitage, "que permitirá a Lisboa acolher o primeiro centro Hermitage da Península Ibérica, terceiro a nivel europeu"

Por sêr da maior importância, transcrevemos, integralmente, uma das passagens desse protocolo:

"O referido documento tem por objectivo central a criação de um centro Hermitage em Lisboa no ano de 2010. Prevê ainda que Portugal acolha mostras temporárias em 2007, 2008 e 2009, a realizar em espaços do MC a definir oportunamente".

A partir desta transcrição, ficamos a saber que a utilização da Galeria D.Carlos, no Palácio da Ajuda em Lisboa, não é mais do que uma "casa de acolhimento temporário", ficando nós sem saber onde pretende a Ministra instalar o centro Hermitage em Lisboa.

Logo após a não recondução de Dalila Rodrigues como directora do Museu Nacional de Arte Antiga, foi-nos dito que tal acto tinha como motivo principal preparar, com um director "dócil", a instalação do Hermitage no MNAA.

Tendo em atenção o silêncio da Ministra quanto ao local para a instalação do Hermitage, a nomeação do amanuense Paulo Henriques para a direcção do MMAA e a necessidade de até 2010 o Ministério da Cultura inaugurar, já em espaço fixo, o Hermitage, e tendo também em atenção o que tem sido a prática desta Ministra, será demasiado fantasioso imaginar a "ocupação" do MNAA pelo Hermitage?

Pelo sim pelo não, não seria de pedir mais detalhes à Senhora Ministra?

Sem comentários: