sexta-feira, 21 de setembro de 2007

IMPORTA-SE DE REPETIR?

Se não transformamos o museu numa necessidade íntima das pessoas, não vale a pena estarmos a fazer festas para chamar as pessoas cá.
in: entrevista a paulo henriques - jornal público/P2 de 21.9.2007

Paulo Henriques ainda não percebeu que, para além da chamada "necessidade íntima" (o que quer que seja que isso signifique...), os museus podem e devem ser igualmente locais de encontro, de debate e partilha de conhecimentos, seja através das exposições, seja através de um conjunto de outras iniciativas que, hoje em dia se efectuam por todo o lado, a começar pela vizinha Espanha.

Afinal, é o "velho" debate sobre o "Museu Templo" e o "Museu Fórum".

Mas estas e outras questões só se podem promover e discutir num museu que consiga atrair visitantes.

Sem visitantes poderá haver museu, só que não será nem "Museu Templo" nem "Museu Fórum", mas sim "Museu Sarcófago".

Então vejamos o que paulo henriques conseguiu, neste capítulo, enquanto director do Museu Nacional do Azulejo, durante 10 anos.

Um director de museu que em cinco anos perde 36% de visitantes nacionais, 1% de visitantes estrangeiros (quando o crescimento do turismo em Lisboa foi brutal), e só consegue aumentar o número de visitantes nas tais festas que tanto condena, com que respeito deve ser encarado?

É que, o que para este formigueiro é o mais divertido, paulo henriques chega a director do Museu Nacional de Arte Antiga sem que ninguém, na comunicação social, faça um balanço mínimo da sua actuação enquanto director de museus nacionais, actividade na qual viveu, profissionalmente, os últimos quinze anos.

Afinal, com paulo henriques, falamos de "Museu Templo", "Museu Fórum" ou "Museu Sarcófago"?



1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei daquela afirmação: As pessoas precisam de ir a Lisboa ou ao Porto para ver alguma coisa de jeito [museus, entenda-se)!!
Tanto cuidado com as declarações que presta e sai uma bacorada destas!!
Os directores de museus do interior rejubilam de apreço e reconhecimento!!