sábado, 27 de outubro de 2007

MAIS UM PREGO PARA O CAIXÃO - II

AS PALAVRAS DOS OUTROS
Luis Costa

..." À parte este sinal de que José Saramago e as suas teses iberistas começam a ter alguns adeptos (e só neste caso são logo seis milhões, pelo que se diz), descortinam-se outros bons ventos vindos de Espanha. Por exemplo, que a nova Direcção do Museu Rainha Sofia vai resultar de um concurso público com regras e critérios pré-definidos, a gerir por um comité de especialistas previamente aprovado pelos responsáveis do museu, cuja opinião nesta matéria, pelo menos, se sobrepõe à do próprio Ministério da Cultura.

Naturalmente, lembrei-me logo das interferências políticas e partidárias que rodearam a recente mudança de Direcção no Museu Nacional de Arte Antiga. Se os serviços de "clipping" da ministra Isabel Pires de Lima andarem distraídos, terei todo o gosto em enviar-lhe, por fax ou e-mail, a notícia do "El País" a que me refiro".
link

1 comentário:

Manoel d'Oliveira disse...

Gajo sério, ó formiga. Só agora é que te lembraste desta?
Foi assim (concurso público, comité de sábios e etc.) que a tua amiga e "grande timoneira de todos os museus de Portugal e do Mundo", a "melhor directora de sempre do MNAA", a "rapariga de Viseu" (onde é que andará a jovem? E os abaixo-assinados ? E os processos contra o Estado? E os formigas? E os bargantes? )que a tua fiel depositária foi nomeada pela então Ministra Maria João Bustorff (e que Ministra...) do governo Santana Lopes (e que governo, não é ó formiga, onde estavas nessa altura? Na cozinha com os tachos? Tanto silêncio por coisa nenhuma ?). Foi assim, ó formiga! Ou tmabém já te esqueceste? Ou isso não interessa?
Ou há ums que são mais uns que outros uns? Sabes o que é um concurso público? Sabes o que é o Diário da República? Sabes o que é um curriculum? Sabes o que é o Centro Nacional Rainha Sofia? Vai dar sangue...
Quem é que tu julgas que és? Andas aqui a querer dar lições a quem? Em nome de quê? Com que autoridade? De cuzinheiro rasca? Ou de quÊ?