segunda-feira, 24 de outubro de 2005

CONVENÇÃO SOBRE A PROTECÇÃO E PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE DE EXPRESSÕES CULTURAIS APROVADA NA UNESCO

No passado dia 20 de Outubro, foi aprovada, em Paris, na sede da Unesco, a Convenção sobre a Protecção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

No final de um longo processo de maturação e de dois anos de intensas negociações, a Convenção foi aprovada por 148 votos a favor, dois contra (Estados Unidos e Israel) e 4 abstenções.

A União Europeia votou em bloco a favor da convenção, afastando assim os receios de mais uma divisão no seio da Comunidade, ao conseguir que o Reino Unido se juntasse aos parceiros europeus, contrariando o voto dos Estados Unidos, que votaram contra.

De notar que os dois votos contra vieram dos Estados Unidos e de Israel.

Dos Estados Unidos, que desde o principio estão contra este tratado, o qual pretende contrariar a hemenogia da cultura anglo-saxónica no mundo, e daí a importância do voto do Reino Unido a favor da convenção.

Quanto a Israel, é fácil descortinar as razões que levaram ao voto contra, e que nada tem a ver com questões culturais.

Sendo uma convenção do maior interesse para culturas não hegemónicas como a portuguesa, é uma vergonha a falta de cobertura mediática por parte da comunicação social portuguesa.

Mas não deixa tambêm de ser uma vergonha o silêncio das entidades governamentais que gerem este dossier.

Aliás, a nomeação de Ferro Rodruigues para o posto de embaixador de Portugal na Unesco não deixa de levantar algumas questões quanto à importância (ou não) que é dada a este cargo.

Esperemos que Ferro Rodrigues nos surpreenda pela positiva, muito embora as expectativas , por parte da Formiga Bargante, sejam muito, mas mesmo muito baixas.

Vamos tentar acompanhar este tema com frequência, e todos os contributos são bem vindos.

Sem comentários: