quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

CONDIMENTOS (AINDA A ÉPOCA NATALÍCIA)

Segundo as “Notas de Cozinha” de Leonardo da Vinci, as propriedades terapêuticas que de algumas ervas aromáticas difere em muito daquelas que lhes atribuímos. (A ver pelos últimos comentários aos posts na Formiga, este aqui parece-me muito desadequado.)


Leonardo da Vinci
Study for the composition of the Last Supper
Accademia, Venice

CominhosQue acentuam a palidez do rosto, podem ser ingeridos com segurança, quer misturados na polenta, quer sozinhos, por viúvas que desejem dar ares de desolação nos meses que se seguem ao passamento do marido. São também eficazes no tratamento de desinteria.

HortelãÉ um bom estimulante do apetite sexual e um reconstituinte do vigor sexual perdido. Por estas razões, os chefes militares proibiam a sua utilização por parte dos soldados em campanha no estrangeiro, a fim de que estes se mantivessem castos e assim se tornassem melhores combatentes. É igualmente eficaz contra mordeduras de cães raivosos.

CoentrosAs suas sementes misturadas com mel e sumo de uva, ou com vinagre e açúcar, combatem os desagradáveis vapores que sobem à cabeça das pessoas alcoolizadas por excessivas quantidades de vinho. Ouvi dizer que uma semente de coentro partida em bocadinhos e engolida por uma mulher interrompe o período menstrual por um dia; duas sementes farão o mesmo durante dois dias, e assim por diante.

AipoOs seus talos devem ser comidos pelo homem que suspeita ter sido envenenado pela esposa. (Mas são de parca utilidade contra as mordeduras de serpente).

TomilhoUm pano embebido num decocto de tomilho e vinagre e colocado sobre as têmporas, é remédio eficaz contra a dor de cabeça.

ManjericãoConsumido em excesso, ataca o estômago e é prejudicial à vista, perigoso para o fígado e, com o passar do tempo, é provável que conduza à loucura. Não obstante, uma pequena quantidade macerada em vinho e vinagre é bastante útil contra mordeduras de escorpião (mas se alguém esteve a mascar folhas de manjericão antes de ser mordido por um desses animais, não há nada que o possa salvar).

OrégãosTomados com água quente, aclamam as cólicas gástricas e aliviam a indigestão. Adicionados ao vinho, são um bom antídoto contra o veneno das aranhas e dos escorpiões.

ManjeronaFervida em água e utilizada em inalações, descongestiona as narinas, fazendo esquecer os impulsos vorazes. Picada e adicionada a vinagre e gordura pode ser útil como unguento sobre as mordeduras de escorpião.

1 comentário:

contra-baixo disse...

"Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive."

Fernando Pessoa