domingo, 22 de janeiro de 2006

BELUGA OU A FORMIGA A QUATRO MÃOS

Post neutro

Kasimir Malevitch
White on white
1918
Museum of Modern Art, New York
Porque hoje vamos votar, deixo um post imparcial, a branco - também podia ser a preto - sem cor partidária.
Kasimir Malevitch pintou este "White on White" em 1918, no fim da Primeira Guerra Mundial, integrado no Suprematismo. A mim, os movimentos artísticos pós-românticos sabem-me a pouco, são fogo fátuo. Não lhes subestimo no entanto o papel que tiveram enquanto correntes artísticas que não se baseavam no figurativismo, mas que tinham na sua base um conceito. Talvez as mais interessantes* sejam o cubismo e o conceptualismo (pela complexidade).
Malevitch tomou o denominador comum a toda a pintura - tela e cor - e reduziu estes dois elementos ao mínimo. "Nada de mais", pensamos hoje que em termos de arte já tudo vimos (performances com auto-mutilação, exploração dos limites emocionais do público, interação com o mesmo, etc...). Mas para a época este foi um passo importante, numa altura em que a pintura vivia entre a segurança das propostas cubistas, bem pensadas, programadas; e a identificação com a eleição/exaltação da máquina (na Primeira Guerra Mundial o conceito bélico mudou) do Futurismo.
Depois disso, a pintura não foi a mesma, mas o Mundo também já não era.

*Opinião Beluga, não há posição institucional sobre isto.

1 comentário:

Luís Bonifácio disse...

Infelizmente o voto branco não conta. Pelo contrário o voto nulo conta.

Pelo que teremos um leque alargado de escolha que vai desde o rato mickey até D. Duarte, passando pelos nomes riscados da Agenda, Manuela Magno, Carmelita, etc