segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

ALGUMAS SUGESTÕES GRATUITAS AO IPM
PARA AUMENTAR O NÚMERO DE VISITANTES AOS MUSEUS

O formigueiro decidiu contribuir para o segundo grande objectivo de Manuel Oleiro, "o aumento do número de visitantes aos museus portugueses".

Será um contributo breve, bem intencionado, mas que por falta de dados terá que ser superficial e restrito a Lisboa.

Para começar, alguns pedidos:

1º pedido

Segundo o decreto-lei 398/99, artº 8º, de 13 de Outubro de 1999, compete
à direcção do IPM:

h) - Definir e submeter à homologação da tutela os planos de actividades plurianuais, dos quais conste a orientação geral a seguir na actuação do IPM;

Seria da máxima importância para todos nós, cidadãos que queremos intervir construtivamente, que fosse publicitado o plano plurianual do IPM.

Sem conhecer este documento/base não é possivel avaliar nem os objectivos que a Direcção do IPM se pretende atingir, nem os seus resultados.

2º pedido

Segundo a lei 47/2004, artº 44º, de 19 de Agosto de 2004, compete à Direcção dos Museus dependentes do IPM:

2 - Compete especialmente ao director do museu dirigir os serviços, assegurar o cumprimento das funções museológicas, propor e coordenar a execução do plano anual de actividades.

Dado que o IPM tem na sua dependência 28 museus, para se avaliar do desempenho do todo, o IPM, terá que ser verificado o desempenho das partes, ou seja, dos 28 museus dependentes.

Espera-se, portanto, a publicação do plano anual dos 28 museus dependentes.

3º pedido

Está publicado na net o Plano de Actividades do IPM para 2005.

Segundo o decreto-lei 398/99, artº 8º, de 13 de Outubro de 1999, compete à direcção:

j - Controlar a execução do plano anual de actividades e promover a elaboração de relatórios periódicos sobre a gestão, efectuados com discriminação dos objectivos atingidos e recursos utilizados, bem como do grau de realização das actividades e programas.

Será também importante que tais relatórios sejam tornados públicos, de tal forma que todos aqueles que queiram acompanhar os "assuntos públicos" tenham acesso a um mínimo de informações que lhes possibilite uma visão realista do que acontece no IPM e com os seus 28 museus dependentes.

Por hoje ficamos pelos pedidos.

Amanhã iremos às propostas.

Sem comentários: