segunda-feira, 15 de maio de 2006

MARCELO REBELO DE SOUSA E O VINHO A MARTELO

Vinho a martelo
vinho produzido a partir de substâncias artificiais mais ou menos prejudiciais.
in: dicionário houaiss

Conforme é conhecido, Marcelo Rebelo de Sousa nos seus tempos de jornalista no jornal Expresso tornou-se famoso pelos seus "factos políticos", sendo que uma grande parte deles eram pura invenção do autor, sem que muitas vezes se soubesse qual a intenção e quem beneficiava ou saía prejudicado por eles.

Vem isto a propósito do tema central levantado por Carrilho no seu livro agora publicado, em que o autor denuncia comportamentos de manipulação da comunicação social gravemente atentórios do nosso direito a uma informação séria e independente.

Enquanto no vinho a martelo as nossas autoridades estão atentas, por perigar a saúde pública, já que no que às "marteladas" da nossa informação diz respeito nada acontece, ninguém é investigado, chegando ao ponto de um jornalista que, se vivesse nos Estados Unidos, o mínimo que lhe acontecia era sêr expulso da profissão (o que já tem acontecido lá, não aqui) entre nós exerce altos cargos partidários e é comentador das nossas maiores cadeias de televisão.

Isto é um pouco sintomático da nossa maneira de encarar estes problemas, dado que o vinho a martelo é susceptivel de condenação em tribunal, e as "marteladas" da comunicação social é o que se sabe.

Sinais dos tempos.

1 comentário:

maloud disse...

Entre nós não há o salutar hábito da responsabilização e os jornais afinam por este diapasão geral. Quantas vezes já vimos notícias, em letras garrafais na capa de jornais de referência, que logo a seguir são desmentidas num canto obscuro do mesmo jornal.